Aflalo/Gasperini arquitetos assina o Urbanity, novo empreendimento de uso misto localizado na Zona Sul de São Paulo

Projeto de uso misto tem arquitetura contemporânea com identidade e que explora uma linguagem de placas e pórticos em sua composição

  • Fotos:Ana Mello
  • 27 novembro 2017

Urbanity_Foto-Ana-Mello

Na toada da tendência urbanística contemporânea de complexos de uso misto, o escritório de arquitetura paulistano aflalo/gasperini entrega o Urbanity, novo projeto corporativo, comercial e residencial localizado na Chácara Santo Antônio, Zona Sul de São Paulo.
Urbanity_Foto-Ana-Mello-(9)

No Urbanity, os profissionais buscaram implantar e refletir sobre suas preocupações urbanísticas, e caminharam para a criação de um projeto integrado à cidade, com qualidade de espaços e isento de muros e grades. “É aberto à cidade, no qual combinamos uma torre corporativa com maior presença junto à Marginal Pinheiros, a uma torre residencial mais resguardada, recuando 50 metros da marginal, e traz em seu embasamento seis andares de salas comerciais”, explica Grazzieli Gomes, sócia-diretora do escritório de arquitetura.

Urbanity_Foto-Ana-Mello-(7)

Juntos, os prédios do projeto formam um conjunto bem expressivo, único e com grande sinergia, sem perderem a individualidade de seus usos específicos — cada um possui um acesso exclusivo, por exemplo. A implantação das torres paralelamente à Marginal, por estarem desalinhadas, garante ainda a privacidade visual entre os usos, com vista para o Parque Burle Marx, na Zona Sul da cidade. Já a linguagem formal das torres faz uso de placas que destacam a verticalidade do edifício, sobressaem na cobertura e formam um pórtico que enquadra a pele de vidro do corporativo. No residencial, as placas abraçam os terraços e dobram na cobertura, caracterizando um coroamento que dialoga com o pórtico do corporativo, e os terraços contam com um movimento no peitoril trazendo uma diversidade à fachada (marcada por uma linguagem mais horizontal).

aflalo/gasperini arquitetos
aflalogasperini.com.br

 

Conteúdos Relacionados