Architension reforma townhouse no Brooklyn com fachada de madeira ripada carbonizada

Com faixada de madeira tratada por meio de técnica milenar japonesa, projeto do escritório Architension integra interior e exterior nos novos cômodos da casa no Brooklyn, NY

  • Texto:Odhara Caroline
  • 24 janeiro 2017

architension-townhouse-brookling-1

Uma townhouse no Brooklyn, em Nova York, foi repaginada e ganhou dois acréscimos principais, mais uma terceira sala, em projeto assinado pelo escritório Architension. Com o intuito de expandir o espaço do interior da casa, ao mesmo tempo integrando-o à paisagem externa por meio de uma técnica em que uma espécie de tela de madeira ripadinha é acrescentada a certas partes da faixada.

architension-townhouse-brookling-2

Esta tela é formada de camadas de ripas de madeira, tratadas com uma técnica japonesa clássica chamada Shou Sugi Ban (ou Yakisugi), em que, por meio da carbonização, se protege o material de insetos, umidade e incêndios.

architension-townhouse-brookling-3

As pedras originais (ardósias) da casa foram restauradas e reutilizadas para formar o caminho que leva o morador até o terceiro volume, no fundo do terreno. Em forma de balão, o galpão serve para meditações e é o abrigo de plantas de inverno.

architension-townhouse-brookling-9

A forma seccional dos três pavilhões gira em torno da presença de claraboias com diferentes configurações que capturam o sol e a luz difusa refletindo das árvores, fazendo o interior mudar com as estações e conectando-o ainda mais com o exterior.

Architensions
architensions.com

Conteúdos Relacionados