Panos de vidro em projeto de Indio da Costa trazem vista de Angra dos Reis para dentro de casa

Recurso de transparência utilizado pelo arquiteto também integra os ambientes junto a painéis de venezianas deslizantes

  • 11 setembro 2017

giz-indio-da-costa-casa-angra-3

Com a paisagem do mar de Angra dos Reis, litoral sul do estado do Rio de Janeiro, como pano de fundo, Luiz Eduardo Indio da Costa optou por destacar nas áreas sociais desta residência justamente a transparência. Extensos painéis de vidro deslizam para fora da casa, permitindo a abertura total do vão e a plena integração do interior com o exterior.

giz-indio-da-costa-casa-angra-9

Na conexão com o jardim, a transição é feita por varandas cobertas por leves toldos de lona assentados sobre estrutura metálica. O espaço que conecta as duas extremidades da casa é composto por duas circulações sobrepostas que se interligam visualmente através de um vazio coberto por uma generosa claraboia pergolada. A iluminação abundante deste recinto de transição permite que a circulação inferior seja pavimentada com grama e placas de pedra, trazendo o jardim para o interior da casa.

giz-indio-da-costa-casa-angra-10

Uma escada ajardinada localizada neste percurso une os dois pavimentos. No andar superior, painéis de veneziana deslizam livremente ao longo das vigas metálicas que contornam o volume, abrindo os quartos para os jardins sobre as salas. Um grande painel de brises de madeira permite o controle da iluminação no vão da galeria.

giz-indio-da-costa-casa-angra-12

O projeto de 550 metros quadrados de área construída é dividido em três volumes, conformando um pátio central. Dois volumes menores compreendem a parte social e são unidos por um bloco longitudinal que abriga, no pavimento superior, os quartos, e no pavimento térreo os serviços e a galeria.

Indio da Costa A.U.D.T.
R. Pinheiro Guimarães, 101, Botafogo, Rio de Janeiro. T (21) 2537 9790. indiodacosta.com | @indiodacosta_arquitetura