Casa Iporanga: projeto do Studio Arthur Casas localizado no litoral sul de São Paulo

Encravada na Mata Atlântica, a morada dos sonhos é parada obrigatória para o arquiteto se conectar junto à natureza

  • Por:Redação
  • Fotos:Tuca Reinés
  • 21 setembro 2017

giz-03-arthur-casa-iporanga-7

Plantada em Iporanga, litoral Sul de São Paulo,  a casa se forma por meio de dois grandes cubos simétricos acolhendo um espaço aberto, o projeto foi idealizado como a morada dos sonhos do  arquiteto. “Eu sempre quis uma casa no meio da floresta, em um lugar onde eu pudesse recarregar minhas energias”, explica Arthur Casas.

giz-03-arthur-casa-iporanga-1

Dentro desse contexto, o projeto conta com espaço de sobra para abrigar uma das premissas que mais o agradam: o espaço interno em total sinergia com o externo. Nesse layout, essa intenção é concretizada por meio de um um pé direto de 11 metros, com janelas de vidro contínuas, de um lado da fachada a outro que valoriza a entrada da luz natural.

giz-03-arthur-casa-iporanga-2

Das paredes ao chão, a madeira cumaru está por toda a parte estrutural  da morada. No piso, a ausência de divisões deu amplitude e conexão entre os ambientes, como a sala de estar que se comunica tanto com a cozinha e também com o escritório. Tudo isso cercado por um amplo e agradável terraço com direito  ao deque elevado que  funciona como um belvedere para apreciar trechos intocados de Mata Atlântica do entorno.

giz-03-arthur-casa-iporanga-10

Studio Arthur Casas
R. Itápolis, 818, T (11) 2182 7500.
arthurcasas.com