Casa na Fazenda Boa Vista, interior de São Paulo, leva projeto arquitetônico de Bernardes Arquitetura + interiores do escritório CSDA de Denise Abdalla e Christiane Sacco

O projeto tira partido da lugar priviliegiado onde está edificado e aposta em soluções que valorizam o bucolismo campestre sem abrir mão do conforto

  • Fotos:Alain Brugier
  • 16 janeiro 2018

giz-csda_N0A2824_DxO

Localizada na Fazenda Boa Vista, interior de São Paulo, a casa de 900 m² privilegiada pela incidência solar, ganhou projeto de arquitetônico Bernardes Arquitetura e interiores assinados pelas profissionais Denise Abdalla e Christiane Sacco do escritório CSDA. Elas foram responsáveis por uma ambientação aconchegante e digna da presença de elementos nobres que estruturam o projeto.

giz-csda_N0A2754_DxO

Entre eles, estão as brises pivotantes feitas de chapas de cobre azinhavrado, que, em delicioso tom turquesa, são responsáveis pela integração com o jardim, e os pergolados, forros e marcenaria de madeira, minuciosamente calculados. Para a divisão com a área social, Denise Abdalla e Christiane Sacco apostaram em portas corrediças envidraçadas com esquadrias de freijó, isolando-a quando necessário. No ambiente, convivem as duas mesas de jantar com banco no centro e cadeiras Oscar, de Sergio Rodrigues, a poltrona Mole, também dele, duas lareiras – a gás e a álcool – esculturas de madeira em forma de animais, de Wilma Eid, da Galeria Estação, e uma caixa de pedra sabão – que é um material isolante – onde estão os aparatos de ar-condicionado e som.

giz-csda_N0A2898_DxO

Na ausência de janelas convencionais, um rasgo envidraçado de quase 20 metros percorre toda a ala social até a cozinha, adentrando parte do paisagismo. A churrasqueira, que fica na varanda anexa, foi desenhada pelas profissionais e executada em madeira de demolição. Levemente privatizado por estar a 40 cm de elevação do jardim, o quarto de casal contempla palha de bananeira de Nani Chinelatto nas paredes e poltrona Diz, de Sergio Rodrigues. Já na sala de jogos, o painel da TV é formado por uma sequência de lâminas orgânicas, desenhadas uma a uma pelas profissionais. As fotos da série Gambiarras, de Cao Guimarães, da Galeria Nara Roisler, estão exibidas na parede oposta.

CSDA Arquitetura + Interiores
csda.com.br

Bernardes Arquitetura
bernardesarq.com.br