Revista Giz

03 Mai 2017 - Jul 2017

#3 | Água Viva

Cobertura na Urca, Rio de Janeiro, tem projeto fluido assinado pelo starchitect Arthur Casas

Com planta simples e sensação de fluidez entre os espaços, cobertura projetada por Arthur Casas na Urca, RJ, é uma ode à arquitetura brasileira

  • 17 julho 2017

giz-03-arthur-urca-1

“Na realidade, a planta é muito simples. A intenção foi criar uma sensação de fluidez entre os pavimentos, com espaços contínuos, sem interrupção, para acentuar a arquitetura e enfatizar a vista extraordinária. O conceito da reforma foi desenvolvido a partir de duas diretrizes: criar um caminho em direção à vista de ambos os lados com a baía e a montanha, e banhar os três pisos com luz natural. Adoro trabalhar no Rio porque a paisagem invariavelmente contribui para o resultado”.

giz-03-arthur-urca-2

“O conceito da reforma foi desenvolvido a partir de duas diretrizes: criar um caminho em direção à vista de ambos os lados com a baía e a montanha, e banhar os três pisos com luz natural”

É assim que Arthur Casas conceitua o projeto de reforma desta cobertura de 667 m² na Urca, um dos enclaves mais especiais e reservados do Rio e que dá chancela à famosa alcunha: Cidade Maravilhosa. O que dizer? Apenas isso, como projeto de reforma de cobertura certamente está entre os mais belos executados nos últimos dez anos no Brasil – e no mundo.

giz-03-arthur-urca-3

Ficha Técnica
Arquitetura: Studio Arthur Casas (arthurcasas.com)
Autor: Arthur Casas
Colaboradoras: Marília Pellegrini, Milena Chieco, Flávia Castellan, Joana Pini, Renata Adoni e Bruna Rizziv

Conteúdos Relacionados