Sorry, Trump: Ikea Foundation recebe prêmio por abrigo para refugiados

Better Shelter da Ikea: mais de 30.000 unidades já estão sendo usadas por vítimas de conflitos e desastres naturais

  • Por:Odhara Caroline
  • 7 fevereiro 2017

giz-ikea-better-shelter-4

A Ikea recebeu do Design Museum, de Londres, o prêmio Beazley Design of the Year pelo “Better Shelter”. O projeto é assinado por Johan Karlsson, Dennis Kanter, Christian Gustafsson, John van Leer, Tim de Haas, Nicolò Barlera, a fundação Ikea e a UNHCR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).

giz-ikea-better-shelter-2

A iniciativa desenvolveu casas mais dignas e seguras para vítimas de desastres naturais e conflitos, trazendo a indústria do design para usar a sua veia inovadora e criar esses abrigos emergenciais. Eles são feitos com tecnologia flat-pack, muito usada em móveis: o abrigo é erguido a partir de peças pré-fabricadas e modulares, o que facilita a montagem e o transporte.

giz-ikea-better-shelter-3

O pacote da casa já vem com todas as ferramentas necessárias para o seu levantamento, o qual dura cerca de quatro horas. A porta da frente do abrigo tem fechadura, trazendo mais privacidade para os moradores, e o projeto conta com uma parede que, na verdade, é um painel de energia solar. Trinta mil unidades dos Better Shelters já estão sendo usadas ao redor do mundo, e cada casa tem capacidade para uma família de cinco pessoas.

giz-ikea-better-shelter-1

Better Shelter
bettershelter.org

Conteúdos Relacionados