Novo ensaio fotográfico revela mais detalhes da inteligência arquitetural de Herzog & De Meuron

Inaugurado em 2003 e vencedor do Stirling Prize, prédio do Laban Dance Center abriga a maior escola de dança contemporânea do planeta

  • 9 janeiro 2017

Em 2003, era inaugurado em Londres a atual sede do Laban Dance Center, em um projeto assinado pelo escritório suíço Herzog & De Meuron. Quase quinze anos depois, o fotógrafo Jim Stephenson, visitou o prédio, vencedor do Stirling Prize, e fez uma série de fotografias que mostram a vida do edifício da maior escola de dança contemporânea no mundo.

giz-the-trinity-laban-architecture-photography-jim-stephenson-3

Ao Dezeen, Stephenson disse que o projeto envelheceu bem. “Ele ainda parece o projeto de destaque que era quando ficou pronto”, afirmou. “Quando nós estávamos lá, um grupo de jovens ocupava praticamente cada corredor, canto e escada, praticando uma série de diferentes monólogos. Nesse sentido, o prédio estava bem e vivo”.

giz-the-trinity-laban-architecture-photography-jim-stephenson-6

Esta foi a primeira vez em que o fotógrafo esteve na escola. “Eu via de relance o pé de algum dançarino fazendo um movimento elegante por trás de algum vidro, mas não tinha certeza de onde ele estava, de como chegar lá, nem ao menos se era realmente um livro ou um reflexo”. Ele relembra a maravilhosa sensação labiríntica de se estar no prédio.

giz-the-trinity-laban-architecture-photography-jim-stephenson-7

O Laban está localizado no sudeste de Londres. O projeto foi um dos primeiros a experimentar um design de fachada com policarboneto translúcido e vidro. Quem passa pelo prédio consegue vislumbrar a silhueta dos dançarinos. Ainda que eles tenham privacidade, a sua arte está à mostra. A fachada brinca com algumas cores, como o verde, o turquesa e o magenta, e é pontuada por largas janelas. A plástica do projeto foi feita em colaboração com Michael Craig-Martin.

giz-the-trinity-laban-architecture-photography-jim-stephenson-1

O interior, por sua vez, foi projetado emulando uma paisagem urbana, com corredores, pátios e espaços de encontro. Todos eles, ao redor do teatro principal — o coração (tanto literal quanto metaforicamente) do prédio. A escola de dança foi batizada em homenagem a Rudolf Laban, uma das principais figuras da dança moderna europeia.

giz-the-trinity-laban-architecture-photography-jim-stephenson-4

Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance
trinitylaban.ac.uk