O escritório Padovani Arquitetos explora a volumetria em projeto no interior paulista

A morada situada, em Campinas, ganhou um bloco longitudinal que cruza o terreno na região central, e apoia sobre o embasamento ocupado pelas funções do pavimento térreo

  • 26 setembro 2017

giz-padovani-campinas-2

Localizada em Campinas, interior de São Paulo, a morada de 500 m² de área total construída atende uma família composta de casal mais  dois filhos pequenos com necessidade de uma casa urbana bem funcional, prática e acolhedora. O projeto assinado pelo escritório Padovani Arquitetos se destaca pelos espaços integrados e conectividade entre os ambiente internos, externos e a área de lazer, de 35 m², onde está a convidativa piscina da morada. E claro,  a sua casca de contornos pronunciado.

“Os clientes solicitaram uma arquitetura ‘limpa’ tanto externamente quanto internamente. Em resumo resolvemos o aspecto da privacidade minimizando as aberturas da casa para a fachada frontal, criando uma volumetria minimalista e pura”, explica o arquiteto Lucas Padovani

Um volume branco longitudinal cruza o terreno na região central e apoia sobre o embasamento ocupado pelas funções do pavimento térreo. O layout explora a iluminação natural, em de diferentes escalas, para criar efeitos de luz e sombra nos ambientes internos através do pátio interno, de rasgos de iluminação zenital e de aberturas piso-teto nos ambientes sociais.

giz-padovani-campinas-11

O projeto de arquitetura minimalista com design marcante se desdobra em living, jantar, varanda coberta, cozinha, suíte máster e quartos.Todo o bloco superior da casa se apoia sobre vigas metálicas que criam linhas horizontais refinadas destacando grande vãos e balanços na parte frontal e posterior da contrução.

giz-padovani-campinas-5

Na entrada da residência, as vigas metálicas se encontram em um balanço lateral, que formam  um “vazio” e dialoga também com as árvores do paisagismo assinado por Daniel Nunes. O recinto interno também leva um espelho d´água – destinado às carpas – revestido com pedras hitam onde ficam as carpas. “A família oriental é admiradora de peixes que aparecem também em um grande aquário na sala de estar”, detalha. A casa ainda ganhou revestimentos como pisos de madeira da Indusparket, porcelanato Portobello, esquadrias Mav do Brasil, estrutura metálica Astek Engenharia, marmoraria Beija Flor, planejados Kitchens e móveis Artzzi, Breton e Casa Malgga.

giz-padovani-campinas-6

Padovani Arquitetos + Associados
R. Ernesto Ziggiatti, 48, Loft 3, Gramado, Campinas, SP
T (19) 3044 5599
padovaniarquitetos.com.br