Antes comercial, Edifício Irradiação de Jacques Pilon no Centro de São Paulo se converte em uso residencial

Depois do retrofit pela TPA Empreendimentos, prédio passa a abrigar pequenos apartamentos de 20 a 41 m²

  • 9 outubro 2017

Jacques-Pilon

Jacques Pilon foi um arquiteto francês muito importante para a arquitetura brasileira da década de 1930. Alguns dos prédios mais simbólicos de São Paulo levam sua assinatura, como a Biblioteca Mario de Andrade (1936) e o Edifício São Luiz (1943), na Praça da República. Agora, outro de seus projetos, o Edifício Irradiação, tem uso ressignificado a partir da revitalização feita pela TPA Empreendimentos, que se baseou no conceito de “retroarte” para a reforma de um dos ícones arquitetônicos da cidade. Prioritariamente construído para ser um imóvel comercial – o que foi desde a década de 1940 até março de 2016 –, o prédio passa a servir como uma nova opção de moradia no Centro da capital paulista, atendendo a uma demanda por moradia nesta região.

apartamento-41-m--fase-3---decorado-(3)

O prédio abriga 161 apartamentos de 20 m² a 41 m² divididos em seis andares, mais lojas no térreo e cobertura com lazer. Segundo Mauro Teixeira Pinto, um dos sócios da empresa, o objetivo foi “manter e valorizar a arquitetura original e, ao mesmo tempo, conseguir imprimir conceito, qualidade e padrão de eficiência modernos”.

O arquiteto Marcos Gavião, à frente do projeto, utilizou caixilhos de alumínio com melhor isolamento acústico, maior durabilidade e desenho próximo aos antigos no lugar dos originais, de madeira. O profissional fez a “atualização da edificação existente com a adequação ao novo uso pretendido e a preservação das características mais significativas da obra original”, como diz. O projeto de design de interiores é assinado pela arquiteta Paula Guimarães, que explica que buscou incorporar elementos estéticos como formas puras e funcionais do período em que o arquiteto Jacques Pilon atuou na cidade de São Paulo.

Edifício Irradiação
Av. Senador Queiroz, 101, Centro, São Paulo. jacquespilon.com.br