Studio Arthur Casas vence o iF Design Award 2018 com o hotel Emiliano Rio de Janeiro

A hospedaria de luxo situada, na Cidade Maravilhosa, foi uma das ganhadoras na categoria Arquitetura de Interiores

  • 2 Fevereiro 2018

emiliano-rio-4

“Após vinte anos da inauguração da sua primeira unidade, localizada em São Paulo, também com projeto assinado pelo Studio Arthur Casas, o hotel Emiliano nos procurou para a construção da sua sede carioca, depois de já ter iniciado as obras com projeto do arquiteto americano Chad Oppenheim.

emiliano-rio-3

Nosso ponto de partida, além da estrutura herdada, foi a criação de um hotel de tamanho reduzido, que privilegiasse o conforto e o relacionamento próximo com seus hóspedes. Tudo isso em meio a uma deslumbrante vista do Leme ao Forte de Copacabana, um singular cartão-postal do Rio de Janeiro.

emiliano-rio-6

Criamos uma pele para o edifício, um elemento vazado típico da arquitetura brasileira, que quebra a continuidade dos blocos de concreto dos edifícios ao redor da orla, enquanto os painéis desenvolvidos em fibra de vidro injetada dão origem a diferentes configurações de fachada. Mesmo quando estes painéis estão fechados, a iluminação e a ventilação natural continuam presentes, além da vista para o mar, porém com privacidade para os hóspedes.

emiliano-rio-1

Os interiores remetem ao modernismo brasileiro, tendo como inspiração inicial o painel do artista e paisagista Roberto Burle Marx localizado na recepção do hotel. Os tecidos e as texturas dos móveis do lobby e dos dormitórios seguem os tons de verde da obra, enquanto a decoração apresenta mobiliário assinado por importantes nomes do design nacional dos anos 50, como o carioca Sergio Rodrigues, e por designers contemporâneos, como a italiana Paola Lenti.

emiliano-rio-17

Nos revestimentos também predominam os tons claros de materiais 100% brasileiros, a exemplo da palha natural, a madeira, o mármore branco paraná, o granito e a pedra”, explica Arthur Casas.

Studio Arthur Casas
arthurcasas.com

Conteúdos Relacionados