Revista Giz

04 Ago 2017 - Out 2017

#4 | Diáspora das Cores

Allure Pastel: Suite Arquitetos se apropria de casa de 900 m² sem extravagâncias e com muita graça

Residência paulistana assinada por Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon para um jovem casal introduz uma aquarela suave para cadenciar mobília e arte essencialmente brasileiras. Um olhar sobre a nova geração da arquitetura que não tem medo de imprimir suas digitais no minimalismo cool do século 21

  • 24 outubro 2017
giz-suite-arquitetos-allure-pastel-4

Geral do living com destaques para a estante by Suite; tapete Aloe, Botteh e sofá do estúdio feito com tapeceiro

Se hoje a cartada mais valiosa no tabuleiro do Banco Imobiliário é o espaço físico, a casa paulistana assinada pelo Suite Arquitetos é luxúria para corretor nenhum botar defeito: 900 metros quadrados só de área construída. Um dos players mais festejados da nova geração, o estúdio formado pelos intrépidos Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon, essa gente fina, elegante e sincera de 30 e poucos anos e ares “dandistas” que aparece dando pulinhos de felicidade no living da foto abaixo, soube se apropriar do espaço, sem extravagâncias: nem vazio, nem entulhado, nem exagerado, nem despersonalizado, nem cromático, nem asséptico.

giz-suite-arquitetos-allure-pastel-11

As arquitetas Daniela Frugiuele e Carolina Mauro, ambas vestindo Atelier Candy Brown, e Filipe Troncon com look produzido pelo stylist Celso Ieri

Quando o jovem casal procurou a tchurma para deixar nos trinques o casarão que comprou já pronto, sabia que não teria que lidar com os engessamentos dos grandes escritórios e que poderia ter sua identidade praticamente tatuada no projeto. E lançaram-se os dados. Originalmente desenhada dez anos atrás por Raul Di Pace, membro intermediário da dinastia de pranchetas racées que começa com o pai Hugo Di Pace e termina com a antenada irmã caçula Maria Di Pace, a morada não demandava grandes mudanças estruturais. “Basicamente só fizemos a integração da sala de jantar com a copa e algumas adaptações na área íntima, como o closet”, conta Filipe. Logo, tratava-se, essencialmente, de reconfigurar os interiores assumindo os ótimos acabamentos já existentes (como o piso de mármore travertino na área social e o cumaru das varandas) e dar um show no recheio. Um jogo praticamente já ganho para esses craques que vêm pontuando alto no mercado com obras descoladas que passam por aptos-modelos e atingem destaque absoluto em grandes mostras do circuito.

“Os proprietários tinham uma ideia mais bege de décor e já queriam essas peças brasileiras. Aos poucos, fomos entrando, pela esquerda e pela direita, com os toques de cor”

A escalação da mobília bossa-nova da melhor qualidade, incluindo as sessentonas e indefectíveis poltronas Mole, de Sergio Rodrigues, e Jangada, de Jean Gillon, determinaram o resto. “Os proprietários tinham uma ideia mais bege de décor e já queriam essas peças brasileiras. Aos poucos, fomos entrando, pela esquerda e pela direita, com os toques de cor”, continua Troncon. Os clássicos da mobília nacional ganharam a companhia fresca do melhor design da nova geração.

giz-suite-arquitetos-allure-pastel-2

Na nova partida, entram em campo os descolados módulos da ,ovo, de Luciana Martins e Gerson Oliveira, em sprays cromáticos deliciosos, e muitas peças de Jader Almeida, nosso designer tipo-exportação mais ativo, que assina mesas de centro, poltronas e luminárias que se destacam nesse layout, além do sofá do incensado Isay Weinfeld para a Etel. Também vale citar o toque autoral do Suite, quase uma arma secreta do trio, que também faz altos passes na escala do desenho de produto. No grande living, desenvolveram o sofazão de 15 módulos com diferentes nuances, de lounge a home theater. As belas mesas de jantar e da copa também saíram dos croquis dos arquitetos.

giz-suite-arquitetos-allure-pastel-1

O terraço ganhou mesa Tora Brasil acompanhada de cadeiras da ,Ovo para área externa; sofá Jader Almeida e tapetes externos de corda náutica da Phenicia

A marcenaria da sala, armada em chapa metálica revestida com carvalho, com quatro ou cinco elementos de madeira, fecham os trabalhos desenhados especialmente para o casal. E pelas beiradas também foram entrando as obras de arte, petardos contemporâneos como as telas de Paulo Pasta, Carolina Martinez e Marcos Coelho Benjamin. Um allure pastel com as digitais de todo mundo, principalmente as dos moradores – sem medo dos dogmas minimalistas.

Suite Arquitetos
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.310, Jd. América, São Paulo. T (11) 2645 0114. suitearquitetos.com.br | @suite_arquitetos