DécorModa

À moda da casa: catálogo 2017 da Artefacto remixa decor + fashion para turbinar seu lifestyle

Com consultoria da arquiteta Patricia Anastassiadis, novos produtos da Artefacto ampliam o já consagrado catálogo da marca, remixando ocidente com oriente (e muita brasilidade!) em móveis e acessórios que são absolutamente atemporais

Para a arquiteta Patricia Anastassiadis, o futuro sempre vai ser uma tela em branco. “Sou uma pessoa que transita entre o passado e o presente”, explica sobre seu processo criativo. Com um pé fincado no dia de hoje, a cabeça no amanhã e seu baú de referências de ontem a tiracolo, Anastassiadis revela, na abertura da Mostra Artefacto 2017, cerca de 40 novos itens que passam a integrar o catálogo de lançamentos da marca.

Entre estofados, mesas, aparadores, cadeiras, banquetas e peças de apoio, os produtos preservam a tradição de mais de quarenta anos e o acento italianíssimo do mobiliário da Artefacto, acionando formas e volumes absolutamente up-to-date e que estão em fina sintonia com as tendências mais quentes do planeta design. “Se tivesse que apontar uma única inspiração, com certeza seria o Yves Saint Laurent (1936-2008)”, entrega, sem titubear. Em especial, a paixão do estilista francês pelo Marrocos – lugar onde passou boa parte de sua vida. O Jardim Majorelle, cravado no centro de Marraquexe – um dos mais impactantes projetos paisagísticos do planeta –, encabeça o moodboard de Anastassiadis.

“Meu objetivo é atingir a atemporalidade – quero que essas peças permaneçam atuais por mais uma ou duas décadas, em sintonia com a potência e o dinamismo com que Paulo Bacchi conduz a marca”, prevê – com o conhecimento de causa de quem assina consultoria da Artefacto há três coleções.

Em 2017, os lançamentos seguem à risca o briefing criativo que parte de quatro grupos estéticos no espetáculo orquestrado por Anastassiadis, sob regência do maestro Bacchi, CEO do grupo. “Não olho só para moda, olho para a arte, para a filosofia e para frente”, revela Patrícia. No combo, entram em cena a tradição, a contemporaneidade, as formas mais orgânicas, o Oriente Médio (Países Árabes) e a Ásia (China + Japão): o mundo sem fronteiras da Artefacto.

Confira:

New Classic
GIZ-ARTEFACTO-MODA-FOTO-SALVADOR-CORDARO-05
A tradição atualizada para os dias de hoje. Boiseries, capitonês e botonês aparecem de forma suave e elegante no catálogo 2017 da Artefacto. Arquétipos legendários, como a cadeira do imperador Napoleão, são trazidos para os dias de hoje por meio de materiais tecnológicos e desenhos mais limpos. É o clássico revisitado e readequado para o admirável mundo novo.
GIZ-ARTEFACTO-MODA-FOTO-SALVADOR-CORDARO-04
Nouveau
GIZ-ARTEFACTO-MODA-FOTO-SALVADOR-CORDARO-09
Com inspiração direta no movimento Art Nouveau (linhas curvas e formas derivadas, sobretudo, de flores e folhagens), Anastassiadis busca shapes tubulares, madeiras curvadas e uma leitura mais feminina, mais sensual e casada com tonalidades suaves como nudes, cinzas e verdes acalmados.

Ink
GIZ-ARTEFACTO-MODA-FOTO-SALVADOR-CORDARO-CARROSSEL
A paixão pelas artes plásticas e por elementos gráficos fizeram Patrícia buscar na pintura sumi-ê e na técnica milenar de tingimento suminagashi, ambas originárias do Japão, a verve para compor os móveis dessa linha. A estética do alemão Vladimir Kagan (1927-2016) e os marmorizados italianos também entram na roda, compondo rico intercâmbio cultural entre oriente e ocidente – sem muros ou extradições.

Orient Excess
GIZ-ARTEFACTO-MODA-FOTO-SALVADOR-CORDARO-01
A China e o Oriente Médio aparecem diluídos com sofisticação (e na medida) nos lançamentos 2017 da Artefacto: ouro amarelo, ouro rosa – novidade quentíssima entre os acabamentos da marca –, palhinhas e tonalidades como o laranja queimado ornam com as curvaturas dos móveis, compondo matizes que agregam valor estético ao catálogo da marca.
GIZ-ARTEFACTO-MODA-FOTO-SALVADOR-CORDARO-08

 

Confira também esses outros produtos da Artefacto, feitos sob medida para deixar qualquer decor muito mais fashion:

Artefacto
artefacto.com.br

Conteúdos Relacionados