Designer de interiores Andrezza Alencar imprime estilo rústico em morada localizada em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira

Com projeto de arquitetura de Ricardo Schmidt, o layout ganhou interiores que valorizam a praticidade e a funcionalidade necessárias em uma casa de férias projetada para receber os familiares e amigos do proprietário

  • 6 novembro 2017

giz-andrezza-alencar-foto-thiago-travesso-11022017_02

Graduada em Administração de Empresas pela Unimep e Design de Interiores pela Escola Panamericana de Artes, desde 2010 a profissional Andrezza Alencar comanda o escritório que leva o seu nome. Com a mira em projetos residenciais de estilo atemporal, ela traz na bagagem a experiência de ter gerenciado um showroom de móveis de design e também ter atuado na área de incorporação residencial e atendimento junto às construtoras no escritório da arquiteta Debora Aguiar.

giz-andrezza-alencar-foto-thiago-travesso-11022017_08

Dona de portfólio em que constam mais de 40 layouts executados, desta vez elegemos a casa de estilo rústico localizada em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, interior de São Paulo. A morada de 1.520 m² assinada pelo arquiteto Ricardo Schmidt foi idealizada para atender uma família numerosa, que adora curtir os finais de semana e feriados na região serrana e de clima montanhês. O briefing do cliente para os interiores foi bem assertivo: a ideia era contemplar o modo de viver e de usar a mansão, sem abrir mão da funcionalidade e praticidade.

giz-andrezza-alencar-foto-thiago-travesso-13022017_25

A propriedade tem estrutura para receber até 30 pessoas de forma confortável. Para garantir uma unidade na decoração de toda a casa, Andrezza utilizou a madeira cedrinho, típica da região de Campos, que aparece na marcenaria (desenhada por ela), nos rodapés, roda meios, portas, revestimento das vigas, entre outros detalhes. Na paleta de cores predominam as tonalidades neutras de cinza e bege. O laranja e o verde sobressaem nos detalhes dos objetos, quadros (Arte Própria) e nos tecidos (Entreposto) das poltronas clássicas.

giz-andrezza-alencar-foto-thiago-travesso13022017_48

Entre os revestimentos, destaque para a pedra de Cantaria (Pagliotto) utilizada pontualmente para revestir a lareira do living, que também tem um dos lados voltados para uma outra sala íntima. O revestimento traz rusticidade para o projeto, deixando a casa de campo mais leve e clara. Vale ressaltar também que todo o piso da casa é aquecido. A parte íntima, no andar superior, é segmentada em três espaços praticamente iguais, utilizados pelas famílias que frequentam. Cada ambientação é como se fosse uma casa independente da outra com suíte para o casal e para os filhos, cada uma com 2 bicamas, totalizando 10 cômodos. Para dar apoio a esses ambientes, Andreza criou um estar para que as crianças pudessem brincar em dias chuvosos e também uma pequena copa, que dá suporte a todo o andar em questão.

giz-andrezza-alencar-foto-thiago-travesso-13022017_33

Bem ao estilo campestre, a cozinha recebe marcenaria com desenho de Andrezza, uma parte em tonalidade madeira freijó, e, na sala de almoço, destacam-se o móvel buffet azul com prateleiras e lousa de avisos. O piso leva ladrilho hidráulico. Além de todos os eletrodomésticos, foi adicionado um forno de pizza para os momentos de diversão indoor. A sala de jantar também segue a mesma referência de todo o restante da ala social, com uma grande mesa da Lider em madeira de demolição, com 12 lugares que garante a alegria dos comensais.

Andrezza Alencar Interiores
andrezzalencar.com.br

Ricardo Schmidt Arquitetura
ricardoschmidt.com.br