Revista Giz

04 Ago 2017 - Out 2017

#4 | Diáspora das Cores

Inovações Urbanas

Inovações urbanas: Meireles + Pavan redesenha duplex de 700 m² a partir da integração espacial

Remanescente de uma Sampa psicodélica e colorida da década de 1970, a cobertura ganhou neo-shape para atender às demandas de um jovem casal de advogados com dois cachorros

  • Por:Allex Colontonio
  • Fotos:Fran Parente
  • Retrato:Raphael Briest
  • 19 outubro 2017
giz-inovacoes-urbanas-meireles-pavan-6

Destaque para a poltrona Costela, Desmobilia e bike vintage Verlorbis Churchill Balloon

Os desejos dos moradores para o duplex de 700 metros quadrados – divididos igualmente nos dois andares – eram apenas dois: a integração entre os ambientes e uma vista privilegiada para a cidade (o endereço está a poucos passos da Avenida Paulista, cartão-postal metropolitano mais famoso da urbe). “Prezamos pela linguagem visual simples e criamos espaços que fluíssem entre os andares. A criação partiu da reorganização interna do apartamento para deixar um escritório aberto que se comunica com toda a área ao seu redor”, explica André.
No primeiro andar – que conta com living que também faz as vezes de home office e sala de jantar – estão lavabo, cozinha, área de serviço e quatro dormitórios – um sofá foi remanejado para servir como ilha central e delimitar o espaço sobre um tapete de 12 metros feito de fibra natural de hemp (maconha, para os íntimos, cuja única função por aqui é dar um barato visual).

Na parte superior, existe uma sala com cozinha americana, sauna, dois banheiros, jacuzzi, churrasqueira, academia, e a varanda que descortina a Paulista feito um camarote, com tapete colorê personalizado (à moda 70s) e banco de madeira.

giz-inovacoes-urbanas-meireles-pavan-1

O homeoffice especialmente pensado para o casal de advogados ganhou mesa Jean Prouvé, Micasa; poltrona Charles Eames e tamanduá de madeira, da Arte Tribal

Jovens e descolados, os habitantes curtem receber em confrarias privê e optaram por um décor que pinça ótimos designers brasucas, do blockbuster cool Jader Almeida ao alternativo mais cool ainda Felipe Protti, além de diversas obras contemporâneas e artesanatos de diferentes regiões do País. Claro que sobrou um lugarzinho também para nomes poderosos da gringa, como a luminária de parede da sala de estar assinada pelo papa da iluminação, o alemão Ingo Maurer.

giz-inovacoes-urbanas-meireles-pavan-3

O estar leva poltrona Mola, banco de madeira Sittable e tapete de Juta, também Felipe Protti

“O destaque da arquitetura de interiores está na reabilitação do apê, tendo em conta os padrões da época e ao mesmo tempo redefinindo uma nova linguagem e espacialidade”, explica Bruno. O dormitório principal, por exemplo, traz a modernidade com um toque de azul que dita os tons mais escuros usados em todo o duplex. O cômodo ganhou também uma cabeceira assinada pelos arquitetos em conjunto com a Marcenaria São Francisco.
Na métrica urbana do endereço, o vintage se mistura ao contemporâneo full time, como a bicicleta de modelo antigo da Velorbis Churchill Balloon, que divide a cena com a poltrona Costela, design Martin Eisler, Desmobilia. Um sopro de modernidade sobre a psicodelia de uma Sampa de outros tempos – aqui, zero datada.

giz-inovacoes-urbanas-meireles-pavan-5

Na sala de jantar, destaque para a mesa da Micasa, cadeiras e bar por Felipe Protti, da Prototype. À direita, área externa com vista para a Avenida Paulista e espaço com luminária de parede Max Move, design Ingo Maurer, FAS; mesas e cadeira Micasa

Meireles + Pavan
R. Francisco Farel, 223, Pinheiros, São Paulo. T (11) 3045 7584. meirelespavan.com.br