Guilherme Torres Arquiteto

Formação: Arquitetura e Urbanismo

Onde nasceu: Cianorte, Paraná

Onde atua: Brasil, EUA, Europa

Principais projetos: Residências de grande reverberação na mídia internacional, instalação para Swarovski na Arte Basel Miami, mostras de décor e mobiliário para a NOS Furniture

Bio

Pode ser um grande arranha-céu comercial no centro da metrópole, um estacionamento feito com containeres empilhados, uma casa espetacular, uma peça de design ou uma instalação-artsy. Em qualquer escala, a arquitetura de Guilherme Torres é, definitivamente, plural. Com traços originais que passeiam das linhas de Barragan e Mies van der Rohe ao melhor dos contornos modernos brasileiros, como Vilanova Artigas, Torres construiu um portfólio consistente que o colocou entre os mais expressivos criadores de sua geração.
Entre os diferenciais de sua obra estão o equilíbrio entre o rigor concretista do traço, as volumetrias impactantes em perfeita equalização de forma, função e proporção, o jogo incomparável de texturas e a customização única dos interiores, ergonômicos e acolhedores, com forte acento autoral, notas lúdicas de seu imaginário pop e curadoria artística sui generis que caracterizam a autenticidade do trabalho – premiadíssimo e imprescindível nas mostras e nas concorrências mais importantes do País. Costuma olhar para a casa de fora para dentro: a decoração é sempre uma consequência de algo muito maior, de um raciocínio humanista, da ergonomia da construção enquanto abrigo. Foi assim que converteu seus premiados volumes suspensos e linhas delgadas para a escala do móvel. Embora aposte no look brasileiro vintage e nos mestres marceneiros dos anos 1950 e 1960 tão presentes em seus trabalhos, o arquiteto sempre sentiu falta de complementos para projetos que começou a desenhar por necessidade. Deu tão certo que as coleções transbordaram das casas de seus clientes para ganhar destaque no circuito. O sofá Otto, monobloco de madeira que horizontaliza o capitonê inglês do clássico Chesterfield em leitura reta e simétrica, é considerado pela mídia especializada uma das melhores peças de design brasileiro dos últimos anos, por exemplo. Mesma dinâmica vista em itens como a poltrona Fifties ou a mesa Jet, outros clássicos de seus croquis. Essa projeção desencadeou um pensamento mais panorâmico de produção em série, incluindo a parceria com grandes brands internacionais.

Principais Projetos

Instagram

Conteúdos Relacionados