Roberta Banqueri Arquiteta / Designer de Interiores

Formação: Arquitetura e Urbanismo

Onde nasceu: Guarulhos

Onde atua: Todo o Brasil

Principais projetos: Residenciais

Bio

O que define a arquiteta e designer de interiores Roberta Banqueri são sua praticidade e visão de conjunto. Nascida em Guarulhos em 1979, ela entrou para este universo ainda nova, com apenas 13 anos, ao fazer o curso técnico de design de interiores na ETEC Carlos de Campos. A profissionalização ainda jovem ajudou a custear o curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Bandeirantes de São Paulo e seguir o ramo pelo qual se apaixonou.

Hoje, ela comanda um escritório com seis funcionários e realiza projetos Brasil afora em diversas as áreas —com prazer especial em trabalhar com lojas e ambientes corporativos. Roberta não se considera uma purista. Apesar de apreciar o modernismo e o minimalismo, agrada-lhe fazer leituras próprias de cada projeto, mesclando as linguagens de suas referências ao gosto do cliente. Ainda que antenada a tendências, a sua meta é sempre trazer a melhor solução para cada trabalho. “Nós procuramos olhar o todo, mas segmentando as soluções”, a arquiteta explica sobre as etapas de estruturação de seus projetos. “Nós criamos os espaços ou intervimos conforma a sua necessidade e uso. Aos poucos, avançamos para o acabamento e trabalhamos a personalidade do projeto”. O que importa é sempre ter em vista a inspiração inicial e manter íntegra a alma da proposta e do conceito.

Entre suas referências, ela cita grandes nomes da arquitetura mundial, como Zaha Hadid, Oscar Niemeyer, Santiago Calatrava, Mies van der Rohe e Marcio Kogan. Para manter-se atualizada, Roberta é figurinha carimbada nas principais feiras de São Paulo, além de comparecer em eventos como Fiera Milano, Maison Object Miami e Art Basel Miami.

Instagram