Casacadabra: o primeiro livro de arquitetura que seu filho tem que ler!

O livro das jornalistas Bianca Antunes e Simone Sayegh com ilustrações de Carolina Hernandes: 10 casas icônicas em 80 páginas

giz-casacadabra-capa-livro-5

Capa do livro “Casacadabra”, da Pistache Editorial. Escrito por Bianca Antunes e Simone Sayegh e ilustrado por Carolina Hernandes

Depois que você vira pai, uma nova dimensão de tempo e espaço se abre. Um mundo que até então era totalmente invisível aparece na sua frente. E trabalhando aqui na GIZ, ficava pensando como ensinar arquitetura/urbanismo para crianças. Aí chega a Pistache Editorial, uma editora independente, que busca levar o conhecimento arquitetônico a um público infantil com o livro “Casacadabra”. Em 80 páginas, uma viagem de descobertas por pequenos segredos da arquitetura, em 10 casas espalhadas pelo mundo:

  • Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi (São Paulo, Brasil)
  • Casa Bola, Eduardo Longo (São Paulo, Brasil)
  • Edifício Copan, Oscar Niemeyer (São Paulo, Brasil)
  • Casa Grelha, FGMF (Serra da Mantiqueira, Brasil)
  • Casa Dymaxion, Buckminster Fuller (Estados Unidos)
  • Fallingwater, Frank Lloyd Wright (Mill Run, Estados Unidos)
  • Casa Batlló, Antoni Gaudí (Barcelona, Espanha)
  • Bedzed, Bill Dunster (Londres, Inglaterra)
  • Casa NA, Sou Fujimoto (Tóquio, Japão)
  • Quinta Monroy, Alejandro Aravena/Elemental (Iquique, Chile)
giz-casacadabra-na-livro-5

Casa NA, Sou Fujimoto (Tóquio, Japão)

Além das casas, o livro traz de forma didática e simples, explicações sobre termos técnicos como brise soleil, pilotis e estrutura em balanço e também páginas dedicadas as brincadeiras, interatividades e exercícios propostos para fazer em casa ou na escola, estimulando o leitor a descobrir segredos e detalhes da arquitetura.

“Acreditamos na educação para abrir os olhos das pessoas, desde cedo, para o lugar em que vivem. ‘Casacadabra’ é um pequeno passo para essa transformação”, dizem Bianca Antunes e Simone Sayegh, idealizadoras do projeto e responsáveis pelo texto e edição. Bianca é jornalista e trabalha há 12 anos na difusão de arquitetura em mídia especializada, assim como Simone – mãe da Victória, 11 anos  – que é arquiteta de formação. As ilustrações foram feitas pela designer e ilustradora Carolina Hernandes. “Se o ensino de arquitetura começar pela criança, as cidades têm a chance de receber, no futuro, um olhar mais crítico e apurado de quem a constrói, na busca de melhores soluções urbanas”, propõem.

giz-casacadabra-livro-1

Os responsáveis pelos 10 projetos retratados no livro

O projeto só saiu do papel graças a um financiamento coletivo no Catarse. Quase 700 pessoas apoiaram o projeto e o livro pode finalmente ser produzido. Pronto, agora já sei qual vai ser o próximo presente do meu Artur.

Casacadabra
Textos: Bianca Antunes e Simone Sayegh
Ilustrações: Carolina Hernandes
Revisão técnica: Marcos Boldarini
Páginas: 80
Dimensões: 21 cm x 21 cm
Editora: Pistache Editorial, pistacheeditorial.com.br

Conteúdos Relacionados