Casa Cor MG 2017: expo 100% Minas celebra a recente produção moveleira dos designers mineiros

Sob curadoria de Monica Boscarino, a mostra é um convite para o visitante conhecer e se aproximar da recente, diversificada e expressiva concepção assinada por 22 designers mineiros – em cartaz até o dia 24 de setembro na CASACOR MG

  • Por:Andre Rodrigues + Ana Paula de Assis
  • Foto:Jomar Bragança
  • 14 setembro 2017
Exposição-100_-MINAS---Vazio-S_A---Ambiente-por-Carlos-Teixeira---Crédito-Gabriel-Castro-6

Ambientação de Carlos Teixeira – Vazio S/A Foto de Gabriel Castro

Uma das novidades mais interessantes da Casa Cor MG 2007 é a  exposição 100% Minas que busca apresentar a novíssima produção dos designers de móveis sediados em Minas Gerais sob um viés que aposta em valorizar os elementos da terra.

Sob curadoria de Monica Boscarino, a mostra  leva  projeto expográfico de Carlos Teixeira do Vazio S/A –  que busca referências matérias-primas comuns nas obras de construção civil como escoras e telas fachadeiras. Apesar desses insumos fazerem parte do processo de construção de qualquer edificação, tais componentes nunca permanecem e raramente são considerados na apresentação da arquitetura final.

Exposição-100_-MINAS---Vazio-S_A---Ambiente-por-Carlos-Teixeira---Crédito-Gabriel-Castro-4

Ambientação de Carlos Teixeira – Vazio S/A Foto de Gabriel Castro

As escoras de pinus serviram para delimitar, ainda que sutilmente, a compartimentação e circulação pela sala. Dispostas em malha de 2×2 metros, elas sugerem possibilidades de caminhos, estruturam o arranjo dos objetos e ao mesmo tempo exaltam os barrotes do teto, nos quais esses apoios estão fixados.

De mesas a estantes, da madeira ao metal o espaço é composto por um mix de peças inovadoras. Essa diversidade de obras e materiais tem, contudo, um importante ponto comum: tudo foi idealizado por nomes que dão base ao genuíno design mineiro. Pedra sabão, tecidos, aço, couro, palha natural e diversos tipos de madeira. Diferentes suportes dão forma ou acabamento aos móveis que podem ser conferidos nos trabalhos de  Cultivado em Casa, Ale Alvarenga, Alva Design, Marcelo Toledo, Thiago Lutz, Porfírio Valadares, Pedro Haruf, João Diniz, Sérgio Stark, P2P, André Ferri, Miuda Mobília, Marcelo Ligieri, Oficina Lenho,   A expo leva projeto luminotéctnico de Mariana Novaes, da Atiaîa Lighting Design e fica em cartaz até o dia 24 de setembro.

Exposição-100_-Minas---Vazio-S_A-----Ambiente-Por-Carlos-Teixeira---Crédito-Jomar-Bragança-02

Baú, Adega, Nicho de Parede e Estante, 2017 do estudio P2P

Casa Cor Minas Gerais
De 12 de agosto a 24 de setembro de 2017
Endereço: Rua Sapucaí, 383, Floresta, Belo Horizonte
Horário de funcionamento: de terça à sexta de 15h às 22h/Sábados, de 13h às 22h e aos domingos e feriados de 13h às 19h.
casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/