GIZ + Conectha: blogueiras visitam três destinos em busca de novidades do planeta design

Lar doce Casa, Apartamento 203 e Decorechic fazem tour pela Todeschini na Serra Gaúcha, Natuzzi em Salvador/BA e Mont Blanc Mármore em Vitória/ES

  • 6 setembro 2017
  • Por:Giselle Martos, Nathália Candelária e Jessica Adan
  • Fotos:Divulgação
trio-blogueiras_01

Da esquerda para a direita: Nathália Candelária (Apartamento 203), Giselle Martos (Lardocecasa) e Jeh Adan (Decorechic)

A criatividade do brasileiro é reconhecida mundialmente, assim como o afinco de seu povo para a labuta. A combinação desse DNA trouxe uma geração de profissionais incrivelmente talentosos. Sim, a matéria-prima e mão de obra brasucas conquistaram outros continentes. As influências da Amazônia aos Pampas gaúchos são marcantes nos trabalhos dessa nova geração. Isso fica ainda mais evidente quando saímos do eixo Rio-São Paulo e migramos para regiões ricas em tradição, autenticidade e qualidade.

todeschini_05

O showroom conceito da Todeschini Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, leva projeto arquitetônico de Guilherme Torres e paisagístico de Alex Hanazaki

De malas prontas e o coração cheio de expectativas a convite da Todeschini Al. Gabriel (conduzida pelo querido Ali Majzoub) o time Conectha (@apartamento_203, @lardocecasa e @decorechic) fez sua primeira parada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Em um cenário quase que romântico (se o nosso objetivo não fosse outro) circulamos entre plantações de vinhos em uma região forte na exportação de uvas, degustamos alguns rótulos e experimentamos a culinária típica gaúcha com forte influência italiana. Nesse clima de temperatura amena, conhecemos a fábrica da Todeschini. Vocês sabiam que a empresa nasceu da música? O primeiro acordeão a piano fabricado no Brasil foi feito por eles em 1925, mas na década de 1960, diante de um mercado em crise, a Todeschini se reinventou e passou a atuar no setor moveleiro com cozinhas de madeira. Ali começou a história da marca que você conhece hoje. Precisamos confessar que durante o nosso tour pela fábrica ficamos impressionadas (positivamente) com a limpeza, a postura dos funcionários – todos muito bem alinhados. Não é por acaso que ela foi eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar do Brasil!

pelourinho

Registro do Elevador Lacerda com vista para a Baía de Todos os Santos, em Salvador

A próxima parada foi em Salvador/BA entre o Largo do Pelourinho e o incrível pôr do sol visto do Elevador Lacerda. Nesse cenário chegamos ao jantar da Natuzzi com o fundador do grupo, o simpático Sr. Pasquale Natuzzi, que veio ao Brasil especialmente para participar da 10ª edição do Congresso Natuzzi do Brasil. Há 58 anos no mercado, a marca italiana reconhecida como uma das maiores empresas do setor moveleiro do mundo apresentou em 3.000 m² de showroom – em sua unidade fabril de Salvador (BA) – a nova coleção com exposição de produtos que enfatizam a harmonia dos espaços, combinando design, funcionalidade, materiais e cores. O resultado é de cair o queixo!

natuzzi_04

Uma das novidades apresentadas  pela marca italiana é o sofá Kendo assinado pelos designers Manzoni e Tapinassi para a Natuzzi Italia

O Grupo Natuzzi vem apostando em um cuidadoso reposicionamento estratégico de investimentos no Brasil, na intenção de absorver o mercado moveleiro de alto padrão com as coleções 2018 Natuzzi Italia, Natuzzi Editions e Natuzzi Re-vive composta por mesas, sofás, cadeiras e poltronas. A melhor parte da visita foi ver de perto a empolgação do Sr. Natuzzi ao descrever o processo de criação da marca. Ele explicou que durante a etapa de desenvolvimento conta com mais de 5 mil funcionários, mas ele é o mestre dessa bem afinada orquestra. Todos os detalhes são aprovados e validados pelo fundador. Apesar de ser líder mundial em estofados em couro e só no último ano lucrar 457,2 milhões de euros, a grife ainda mantém uma parte de seu processo artesanal em que cada peça é cuidadosamente pensada e avaliada pelo seu criador. Veja AQUI a matéria que a GIZ publicou sobre o a nova coleção da marca.

mont-blanc_17

Projeto do escritório Studio Costa Marques leva piso de mármore travertino romano estucado levigado da Mont Blanc Mármores

Para fechar com chave de ouro o pequeno tour do time Conectha o palco foi a ensolarada capital do Espírito Santo, Vitória. No dia 31 de Agosto, o trio fez um bate e volta para ver de perto o showroom da Antolini, marca italiana que é uma das líderes mundiais de mercado no segmento de rochas ornamentais. No QG do principal fornecedor da Mont Blanc Mármores assistimos desde a gênese dos blocos de pedra bruta até o processo de acabamento da chapa de pedras naturais. Também conhecemos, em primeira mão, verdadeiras obras de arte produzidas pela Antolini, que possui em seu portfólio uma variedade imensa de pedras importadas e nacionais, muitas delas sendo exóticas, com os mais diferentes formatos de veios e cores.

igreja

Registro do Convento da Penha e sua bela vista panorâmica de Vila Velha, Espírito Santo

Depois de um dia super intenso fomos conhecer  um dos pontos turísticos mais famosos da terra Capixaba, o Convento da Penha, que é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, localizado em Vila Velha/ES – em cima de um penhasco, a 154 metros de altitude. Uma vista incrível, que sem dúvida, recarregou a bateria do grupo. Só temos que agradecer à Mont Blanc Mármores por nos proporcionar momentos especiais como esse!  Voltamos para casa com as malas cheias de novidades, conhecimento e ideias. Em um país rico de recursos naturais e cultura foi incrivelmente inspirador ver de perto como esses dois importantes elementos tem contribuído para traçar os novos rumos do design e arquitetura no Brasil. Até a próxima viagem!

Todeschini
todeschinisa.com.br

Natuzzi
natuzzi.com.br

Mont Blanc Mármores 
montblancmarmores.com.br

Conteúdos Relacionados