Um design que interpreta a natureza

Apaixonada por madeiras brutas e suas aparências exclusivas, empresária paulistana aposta em loja especializada em móveis e objetos feitos com espécies raras

  • 31 outubro 2016
  • Por:Iara Aurora
giz-design-mollo-furniture-foto-lufe-gomes-e-renato-elkis-05

Detalhes da peça em madeira bruta encontrada na Mollo Furniture

Localizada na Vila Madalena, na altura 313 da Rua Medeiros de Albuquerque, a Mollo Furniture é uma loja diferente das que existem no atual circuito de casa e decoração. Aberta no início do ano pela empresária paulistana Carla Mollo, de 48 anos, a unidade é especializada em móveis e acessórios feitos com raras espécies de madeira bruta e que, exatamente por esse fator, oferece artigos de aparência mais natural. “É muito difícil encontrar um móvel na loja que tenha a aparência rústica. Nosso acabamento, que prioriza o visual natural da madeira, é um dos nossos diferenciais” explica a proprietária. Que ressalta ainda sempre dar seu olhar contemporâneo para a aparência final de cada objeto da sua grife.

As madeiras da loja vêm de países como África, onde se resgata as espécies Sapele e Wenguê Africano; Itália, a fornecedora do Pioppo; Noruega com seu Pinho-de-Riga, e claro, várias regiões do Brasil. “O Roxinho, por exemplo, é uma madeira brasileira muito linda encontrada no Pará”, pontua. Formada em marketing e com sólida carreira profissional construída ao longo de 20 anos no mercado financeiro, Carla resolveu dar um novo rumo para sua vida em 2012. “Quatro anos atrás eu e meu marido começamos uma coleção de tampos raros, mas naquela época ainda não sabíamos como iríamos trabalhar com essas peças”, relembra. Seu marido é Flávio Rinaldi, arquiteto que comanda a Hydrotech, empresa especializada em projetos arquitetônicos, de engenharia, paisagismo, além de decoração de interiores.

giz-design-mollo-furniture-foto-lufe-gomes-e-renato-elkis-03

Madeiras usadas para a produção dos móveis vem de diversas partes do mundo

Se no passado algumas dúvidas a rondavam, hoje ela segue em frente cheia de certezas sobre as vantagens de investir em madeiras brutas para o décor contemporâneo. Assim como Amélia Tarozzo, que assina peças para a Mollo. “Trabalhar com a madeira desse tipo é como esculpir uma pedra preciosa, temos de lapidá-la, mas ainda assim preservamos suas características e aparências únicas”. Um dos móveis desenhados pela profissional para a grife é mesa de jantar Eclissi Solare, feita com tampo de Roxinho maciço e base de aço carbono. “A minha ideia na hora de projetar essa peça foi destacar e evidenciar ainda mais os diferenciais dessa bela madeira, que tem uma cor natural marcante e que por si só já chama atenção em qualquer décor”, conta ela. Para isso, Amélia escolheu uma base mais discreta para o tampo, especialmente para evidenciar o visual da matéria-prima.

giz-design-mollo-furniture-foto-lufe-gomes-e-renato-elkis-09

Todas as peças da loja apresentam visual contemporâneo

Além da mobília, no showroom da Mollo, há desde artigos para construção, como decks, escadas, portas e janelas feitas com a matéria-prima, até móveis e peças de iluminação fabricadas com as diferentes espécies de árvores. Arandelas, luminárias, pendentes, aparadores e bancos são alguns demais exemplos do que pode se encontrar pela loja.

giz-design-mollo-furniture-foto-lufe-gomes-e-renato-elkis-02

Mesa Eclissi Solare, de madeira Rouxinho, da designer Amélia Tarozzo

O arquiteto Gabriel Reis, sócio do escritório Gálvez & Márton, também assina móveis para a Mollo. São dele os suportes de aço carbono desenhados para as mesas de jantar Trítono, que tem tampo maciço de Imbuia, e Triângulos, do tipo Pioppo, matéria-prima encontrada nos alpes italianos. “Meu trabalho é desenvolver pés que suportam toda a estrutura da madeira e harmonizam com a aparência natural da peça. Para a Mesa Triângulos, por exemplo, eu escolhi esse formato porque a base triangular é uma forma que dá rigidez suficiente para sustentar as dimensões da madeira bruta”, explica Reis. “A madeira maciça quando recebe acabamento sofisticado e bases em metal fica atual e visualmente leve”, conclui Carla.

Mollo Furniture
Rua Medeiros de Albuquerque, 313, São Paulo, T (11)4301 9748/(11)98354 9306, mollofurniture.com.br

Conteúdos Relacionados