Suspenderam os jardins! O sinal está verde para pendurar suas plantas no teto

Conheça os skyplanters e se prepare para o verde invadir a sua casa

  • Texto:
  • 22 novembro 2016
giz-skyplanters-foto-divulgacao-11

Tire o “vasinho de planta” do lugar comum: na foto, modelos criados pelos jornalistas Allex Colontonio e André Rodrigues para a marca Acierno.

Falta de espaço não é mais desculpa para deixar de ter plantas na sua casa. Uma das tendências mais fortes em termos de jardinagem agora é pendurar os vasos – no teto mesmo. Tudo começou com a Boskke, que renovou o mercado com os seus skyplanters. A ideia é simples, mas genial: os vasos da empresa neozelandesa são pendurados no teto, de ponta-cabeça (uma rede de proteção impede que toda a terra vá pelos ares).

“Esses modelos de vasos aéreos têm tudo a ver com a casa contemporânea: seja pela economia de espaço ou pela praticidade”, sentencia o jornalista André Rodrigues, que criou uma linha de skyplanters em parceria com Allex Colontonio para a Acierno, marca italiana radicada no Brasil e que agora também é conhecida pela aposta em talentos brasileiros. “Além de trazer vida e verde para dentro de casa, eles criam volumes interessantes em alturas variadas, tirando o ‘vasinho com planta’ do seu lugar-comum e criando um efeito visual extraordinário”.

“Desenhamos essas peças, em madeira e estrutura metálica, para brincar com o shape meio orgânico e meio industrial. Não há nada de muito original neste projeto, a não ser pelo fato de tentar geometrizar um suporte clássico para plantas e flores que se comportam bem mesmo de ponta cabeça. O Talles Tondato, jovem designer da Acierno, foi fundamental para nos ajudar a resolver a engenhoca, já que ela precisaria encapsular toda uma estrutura de ecossistema (irrigação, evaporação, adubo) para criar uma atmosfera saudável para as plantas sem danificar a madeira com excesso de umidade”, explica Allex Colontonio.

giz-skyplanters-foto-divulgacao-08

Os skyplanters ajudam a aproveitar o espaço, na foto, modelos da marca Boskke

Mas se desafiar a gravidade não te empolgar, você pode recorrer à boa e velha dupla gancho & corrente para segurar os seus vasos sem precisar de um suporte no chão — como se tornou moda na casa brasileira dos anos 1970, quando as samambaias plantadas em xaxins eram obrigatórias nas paredes ou no teto de qualquer varanda. Para que o antigo método não deixe de ter estilo, aposte em hangers coloridos e de diferentes materiais.

giz-skyplanters-foto-daniel-romeiro-02

Gaiolas do O Ateliê da Cerâmica, estúdio de Contagem, MG, dos designers Flávia Soares, Luíza Soares e Daniel Romeiro

A GIZ selecionou algumas opções. Escolha a sua:

Acierno
R. Francisco Leitão, 116, Pinheiros, São Paulo, T 11 3854 6176. acierno.com.br

Você viu aqui

Conteúdos Relacionados