ArteDesign

Gesto manual: em sua 18ª edição, feira de design artesanal celebra sustentabilidade e upcycle

O trabalho dos artistas convidados para a Puro Design tem como princípio a sustentabilidade, a exemplo do reaproveitamento de materiais descartados e o uso de matérias-primas naturais certificadas

  • 28 novembro 2016
  • Texto:Odhara Caroline Rodrigues
giz-puro-handmade-sandra-barreiro

Escultura por Sandra Barreiro

Valorizar o processo criativo, a produção autoral e o consumo consciente. Esse é o tripé que sustenta a designer de interiores argentina-alemã Gabriela Gaillard e que a levou a organizar, em 2011, a primeira edição da feira Puro Design Handmade, que chega agora à sua 18ª edição. O evento semestral acontece nos dias 1, 2 e 3 de dezembro no Teakettle, em São Paulo, e reúne peças assinadas por 35 expositores, entre designers, arquitetos, artistas plásticos, joalheiros e estilistas.

giz-puro-handmade-das-catarinas-2

Projeto das Catarinas

O trabalho dos artistas convidados para a Puro Design tem como princípio a sustentabilidade, a exemplo do reaproveitamento de materiais descartados e o uso de matérias-primas naturais certificadas. Outra característica dos produtos apresentados é o design conceitual, de caráter exclusivo, pelo próprio viés artesanal, já que cada peça carrega sua própria história e significado. “No Puro Design Handmade, procuro convidar artistas, designers, artesãos e comunidades que priorizam o upcycling, técnica focada na reutilização de materiais para dar origem a produtos com nova função”, explica a designer Gabriela Gaillard, idealizadora do projeto e responsável pela curadoria, em comunicado à imprensa.

Os visitantes poderão, além de ver as peças, conhecer as técnicas e sentir as texturas dos materiais empregados em cada produto, além de conversar com os expositores e saber detalhes sobre as diversas etapas do processo de criação. Também haverá atrações como oficinas de cerâmica, xilogravura e estamparia manual, além de desfiles de moda, stand up musicais e visita ao laboratório de Sylvia Rodrigues, do Teakettle Casa de Chá – espaço reformado pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum para o programa GNT Decora.

18º Puro Design Handmade
Teakettle – R. Alexandre Dumas, 1049, Chácara Santo Antônio, São Paulo
Dias 01, 02 e 03 de dezembro, das 9h30 às 19h. teakettle.com.br

Conteúdos Relacionados