GIZ na Panela: Ceviche de peixe branco do NOSSO

No Dia Mundial do Ceviche, o chef Bruno Katz, à frente do restaurante carioca NOSSO, compartilha sua receita da iguaria peruana que conquistou paladares pelo globo

  • 28 junho 2017

giz-ceviche-peixe-branco

Se o mundo abriu os braços (e as bocas) à gastronomia do Peru, o ceviche reina como um imperador inca neste desbravamento gustativo. Logo, não é estranho que o prato meio latino-americano, meio oriental, totalmente peruano, seja coroado com seu próprio dia no calendário. Nem Lima ou Machu Picchu, a receita vem de mais perto: Ipanema. Logo ali, atrás do pano verde que descortina um predinho de três andares, quem comanda as panelas é o chef Bruno Katz, na cozinha de Rodrigo Faria e Daniela Vasconcellos em seu recém-inaugurado NOSSO. Passa lá!

NOSSO
R. Maria Quitéria, 91, Ipanema, Rio de Janeiro.
tel.: (21) 99619-0099
@nossoipanema

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes
500 g de peixe branco (linguado, robalo, pargo, dourado, cavala)
320 ml de leite de tigre (receita abaixo)
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes
1 cebola roxa cortada em meia-lua
1 manga palmer em cubos de 1×1
½ talo de coentro (apenas as folhas)
Azeite extravirgem
Sal

Para o leite de tigre 

200 ml leite de coco
2 colheres de chá de gengibre
150 ml de suco de limão
½ pimenta dedo de moça com sementes
1 talo de coentro
¼ de dente de alho
Sal

Modo de preparo
Iniciando com o leite de tigre, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Peneire, prove, e acerte o sal. Reserve na geladeira. Passe aos ingredientes do ceviche. Corte o peixe em cubos de 1×1 . Reserve na geladeira. Pique a pimenta em cubos pequenos. Corte a manga em cubos de 1×1. Pique o coentro grosseiramente. Em uma tigela, coloque primeiro o peixe, depois a cebola, a pimenta dedo-de-moça, o coentro, sal, azeite e o leite de tigre. Misture delicadamente para envolver os ingredientes na marinada. Finalize decorando com a manga e as folhas de coentro. Sirva frio.

Conteúdos Relacionados