GIZ na panela: feijoada de bacalhau à moda do Videira

Quarta-feira é dia de feijoada! Que tal investir nessa versão feita com feijão branco, bacalhau, ovo e muitos legumes? Confira!

  • 18 janeiro 2017

giz-feijoada-bacalhau-moda-videira

Tradicional na cozinha brasileira, a feijoada é facilmente encontrada pelos restaurantes do país na quarta-feira, um dos seus “dias oficiais” para degustação junto aos sábados, data em que também é servida por aí.

Que tal inovar e preparar uma versão do prato com feijão branco, bacalhau, ovo e muitos legumes? Essa é a proposta da receita oferecida pela Vila Don Patto, um complexo gastronômico localizado na Estrada do Vinho, interior de São Paulo. Veja a seguir os ingredientes e passo a passo de preparo da iguaria criada pelo chef Valdir Nunes para a casa.

Vila Don Patto
Est. do Vinho, Km 2.5, São Roque, São Paulo. T (11) 4711 3001. viladonpatto.com.br

Ingredientes (rendimento: 4 pessoas)

– 350 g de bacalhau dessalgado
– 100 g de feijão branco
– 150 g de linguiça calabresa
– 100 g de batata
– 100 g de cenoura
– 80 g tomate maduro sem pele
– 100 g de mandioquinha
– 30 g de alho triturado
– 50 g de cebola
– 2 ovos
– 4 folhas de couve
– A gosto: louro, azeite extra virgem, cheiro verde, pimenta do reino, vinagre

 

Modo de preparo:
Ponha o feijão branco para cozinhar em uma panela, descasque a batata, o tomate, a cenoura e a mandioquinha logo em seguida. Corte tudo em pedaços grandes, acrescente junto ao feijão branco quando estiver ao dente e deixe cozinhar 10 minutos.

Em uma frigideira com um fio de azeite refogue o alho, a cebola e a linguiça calabresa em rodelas. Ponha o feijão, despeje folhas de louro, pimenta a gosto e os pedaços de bacalhau cortados em cubos sem espinhos, deixando em fogo baixo por 10 minutos.

Use outra panela para colocar um pouco de água. Acrescente uma pitada de sal, espere ferver e mergulhe a couve por um minuto apenas para ficar macia. Reserve.

Coloque um pouco de água em uma frigideira, deixe ferver, acrescente um pouco de vinagre e ovos sem casca com se fossem fritar, o ponto deve ser quando a clara estive cozida e a gema mole, esse é o ponto do ovo pochê. Reserve.

Sirva em uma tigela, finalize com a couve na volta e os ovos no centro. Arroz com brócolis e farofa leve são boas pedidas para acompanhar o prato.

VEJA TAMBÉM

Allexincasa: risoto de manga é a cara do verão!
GIZ na Panela: Risoto Navegante de Frutos do Mar
Allexincasa: receita de Brandade de Bacalhau

Conteúdos Relacionados