GIZ na Panela: Robalo com risoto de banana da terra

Leve e repleto de sabor, o prato preparado com o conhecido peixe branco traz pitadas de sálvia, vinho branco e banana da terra. Quer aprender a preparar? Confira o passo a passo da receita.

  • Fotos:Mario Rodrigues
  • 30 janeiro 2017

giz-figo-robalo-risoto-banana-1

O GIZ na Panela de hoje traz essa deliciosa receita preparada pelo chef Milton Yamamoto e servida no Figo Restaurante, casa de culinária contemporânea, com técnicas francesas e menu em clima multicultural, localizada no bairro da Vila Nova Conceição, zona sul de São Paulo. Leve e repleto de sabor, o prato preparado com o conhecido peixe branco traz pitadas de sálvia, vinho branco e banana da terra. Quer aprender a preparar? Confira o passo a passo a seguir:

Figo Restaurante
R. Diogo Jácome, 372, São Paulo. T (11)3044 3193. figorestaurante.com.br

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1h

Receita de Robalo com risoto de banana da terra

Ingredientes
– 800g de filé de robalo sem pele
– 250ml de caldo de legumes
– 200g (ou 1 xícara de chá) de arroz arbóreo
– 200g (ou 1 xícara de chá) de manteiga clarificada
– 150ml de vinho branco seco
– 50g (2 colheres de sopa) de queijo parmesão ralado
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 1 colher de chá de sálvia picada
– 1 cebola média picada
– 1 banana da terra média
– 1 colher de sopa de salsinha picada finamente
– Pimenta-do-reino branca (a gosto)
– Sal (a gosto)

Modo de preparo
Coloque a cebola na manteiga sem sal para refogar, em seguida, adicione o arroz arbóreo e misture bem. Acrescente o vinho branco nessa mistura e mexa tudo até evaporar o álcool por completo. Depois, coloque o caldo de legumes e espere cozinhar por oito minutos ou até que fique pré-cozido. Reserve.

Comece a cortar o filé de robalo em postas de mais ou menos 200g cada. Use a pimenta-do-reino branca e o sal para temperar. Coloque uma frigideira antiaderente para esquentar e selar os dois lados do peixe por aproximadamente 2 minutos de cada lado ou até que estejam dourados. Ponha no forno pré-aquecido a 190ºC por 6 minutos.

Coloque uma panela no fogo médio com a base do arroz arbóreo, coloque o caldo de legumes, uma colher (sopa) de manteiga e a banana da terra já cortada em pedaços pequenos. Deixe cozinhar até que o arroz esteja “al dente”
Use o restante da manteiga, a salsinha e, por último, o queijo parmesão. Misture bem rapidamente tudo com a ajuda de uma colher até que o risoto esteja cremoso. Acrescente a manteiga clarificada com a sálvia. Regue a mistura sob o peixe e servir junto com o risoto.

Conteúdos Relacionados