GIZ na Panela: torta de limão siciliano com merengue na verrine

Sobremesa francesa é a delícia da editoria gourmet de hoje

  • 10 Fevereiro 2017

Unir sofisticação com o mais alto sabor é a proposta desta receita cedida pela pâtissière Justine Graziano. Bem elaborado, o quitute é excelente para surpreender convidados em uma refeição elegante e charmosa. Aprenda a preparar:

giz-torta-de-limao-siciliano-1

Justine Graziano
T (11) 99573 1244. justine.graziano.patisserie

 

Receita de Torta de limão siciliano com merengue na verrine

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes
Crumble de avelã

60g de farinha de trigo
50g de manteiga bem gelada cortada em pequenos cubos
50g de açúcar
20g de farinha de avelã
20g de farinha de amêndoa

Modo de preparar:

Aqueça o forno em 170-180°c. Separe uma tigela grande e acrescente todos os ingredientes. Misture tudo com as mãos e pare somente quando formar uma massa tipo areia.  Em seguida, leve essa massa para uma assadeira já coberta com papel manteiga no fundo. Ponha no forno e deixe assar entre 15 e 20 minutos ou até a massa ficar bem douradinha. Depois, espere esfriar e reserve.

Creme de limão siciliano

Ingredientes:
200g de suco de limão siciliano
200g de ovos
160g de açúcar
40g de manteiga
20g de amido de milho

Modo de preparar
Junte o suco de limão e a manteiga em uma panela para levar ao fogo. Depois, misture o açúcar e o amido de milho para então adicionar os ovos aos poucos batendo bem para não formar bolinhas. Bata tudo até esbranquiçar.  Assim que o suco de limão começar a ferver, abaixe o fogo e coloque os ovos aos poucos, sem parar de bater. Cozinhe em fogo baixo por alguns minutos, batendo sem parar, até a mistura ficar mais grossa e bem amarela.  Tire da panela, deixe esfriar e reserve.

Pré-montagem

Use duas colheres de sopa de crumble em cada verrine para repartir.  Depois, reparta o creme de limão siciliano nas verrines, em cima do crumble.

Merengue italiano

Ingredientes:
150g de açúcar
75g de claras
50g d’água

Modo de Preparar:
Ponha as claras no bowl da batedeira. Acrescente a água e o açúcar em panela e ponha para ferver, lembre-se de verificar a temperatura com um termômetro adequado. Essa parte se chama o “sucre cuit”, o “açúcar cozido”.
Para começar, bata as claras na primeira velocidade da batedeira. Quando o açúcar cozido chegar em 115°c, coloque a batedeira na velocidade maxima. As claras vão começar a aumentar em volume para formar uma espuma.

Assim que o açúcar cozido chegar a temperatura de 119-121°c, tire do fogo e derrame lentamente sobre as claras em espuma, com a batedeira na velocidade máxima. A mistura vai aumentar de volume e ficar branca e brilhante.

Deixe bater por alguns minutos para esfriar um pouco e utilize em seguida, colocando num saco de confeiteiro com bico estrelado.

Conteúdos Relacionados