GIZ na Panela: Pirarucu a la Citronnelle

Receita do dia traz o peixe de água doce com farofa de dendê e arroz de coco

  • Fotos:Tadeu Brunelli
  • 23 novembro 2016

Peixe de água doce, o pirarucu ganha versão sofisticada e repleta de sabor nesta receita do Chef Alain Poletto criada especialmente para o Bistrot de Paris, restaurante localizado no Jardins, em São Paulo. Após infusão em erva cidreira, o alimento é servido ao lado de farofa de dendê e arroz de coco na casa. Folhas de capim santo, rodelas de cebola roxa, além de pitadas de limão tahiti reforçam aromas e todo o paladar do prato. Quer aprender como fazer? Confira os ingredientes abaixo:

Bistrot de Paris
R.Augusta, 2542, Loja 12, São Paulo, T (11)3063-1675. www.bistrotdeparis.com.br

giz-bistrot-de-paris-pirarucu-a-la-citronelle

Receita de Pirarucu a la Citronnelle

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes
– 600g de Lombo de Pirarucu
– Sal
– 2 xícaras (chá) fumet de peixe
– ½ xícara (chá) vinho branco seco
– 10 folhas de capim santo
– ½ cebola roxa em rodelas
– ½ limão tahiti em rodelas
– ½ xícara (chá) manteiga gelada
– ¼ xícara (chá) coco fita tostado

Ingredientes para farofa de dendê
– 2 colheres (sopa) manteiga
– 3 colheres (sopa) azeite de dendê
– ¾ xícara (chá) farinha de mandioca grossa
– Sal

Modo de Preparo:
Cortar quatro porções do lombo do pirarucu e temperar com sal. Em seguida, fazer uma infusão com o fumet, vinho branco e o capim santo para depois da fervura coar. Voltar à infusão ao fogo, acrescentar o peixe, as rodelas de cebola e as de limão também, esperar cozinhar até o peixe ficar macio. Tirar o peixe, o limão e a cebola e reservar. Reduzir o caldo até a metade, emulsionar com a manteiga gelada. Reservar.

Para a farofa
Em uma panela coloque para esquentar a manteiga e o azeite de dendê sem ferver, acrescentar a farinha de mandioca e saltear até secar. Acertar o sal.

Montagem
Colocar uma porção de farofa no prato. Deixar o peixe ao lado da farofa. Despejar o molho sobre o peixe. Decorar com as rodelas de cebola, as rodelas de limão e o coco fita tostado. Acompanha arroz basmati.