Revista Giz

02 Fev 2017 - Abr 2017

#2 | Nenhuma Nudez Será Castigada

RAIZ FORTE

A sintonia fina entre as cerâmicas de Kimi Nii e os arranjos florais de Nelson Quionha

O vazio e o preenchido nas cerâmicas de Kimi Nii em sintonia fina com a energia jovem e pulsante do reino vegetal sob a batuta de Nelson Quionha

  • 20 abril 2017

giz-2-raiz-forte-kimi-nii-nelson-quionha

Duas gerações incomuns com um ponto em comum: a paixão – avassaladora, irremediável, incontrolável – pelo ofício. “Comecei a fazer cerâmicas como hobby. Depois da primeira aula fiquei eufórica, apaixonada”, relembra a designer Kimi Nii, nipo-brasileira nascida em Hiroshima no final dos anos 1940, radicada no Brasil e que hoje ocupa lugar de expoente nacional no métier das artes cerâmicas. Seu contraponto preciso nessas páginas, o talentoso florista Nelson Quionha, 39 anos, compartilha sentimento idem: “Eu era booker em uma agência de modelos [Way Model], larguei tudo e fui estudar na Escola Técnica de Arte Floral [ETAF]. Decidi que iria trabalhar com algo que me desse prazer”, conta. “Não conhecia a Kimi pessoalmente. Mas, nossas ideias bateram de imediato!”, comemora. “Fui ao seu ateliê e escolhemos os vasos que usaríamos juntos. Falei a ela o que gostaria de fazer: algo simples, que respeitasse os contornos das cerâmicas. Ela disse o mesmo. Foi como uma transmissão de pensamento”, relembra.

Os vasos eleitos são da série Trapézio Reverso – “peças com pensamento geométrico que criei no início da minha trajetória [1988] e que depois foram aperfeiçoadas”, explica madame Kimi Nii, filha de uma Hiroshima que havia sido, três anos antes de seu nascimento, dizimada pelo ataque nuclear promovido pelos EUA – a tragédia ficou apenas na memória da ceramista, que vive para criar, e não para destruir. Aqui, Nelson Quionha entra em cena: sacou mão de galhos de sementes de guariroba para obter o efeito final de equilíbrio e contenção. “Gostei muito dos arranjos, dá para perceber o respeito que o Nelson teve pelas cerâmicas, trabalhando o equilíbrio e a harmonia entre os dois: vaso e planta”, finaliza Kimi. Kampai!

Kimi Nii
kiminii.com.br

Nelson Quionha
nqdesign.com.br