Episódio de série da Gafisa: “A cidade do futuro” discute como será a convivência urbana aliada à tecnologia

Dividida em cinco episódios, “Cidade-se” se encerra com Guto Requena apresentando levantamentos sobre o destino de aspectos da vida urbana como economia compartilhada e arquitetura interativa em um tempo não muito distante

  • 2 fevereiro 2017

giz-gafisa-a-cidade-do-futuro-28

Prédios supertecnológicos?  Robôs construtores? Veículos automatizados? As cidades são hoje do jeito que te pediram para descrevê-la 15 anos atrás? Como você imagina agora a pólis do futuro? O último episódio da série “Cidade-se”, promovida pela Gafisa, apresenta justamente ideias de como será o viver urbano daqui algum tempo. “A Cidade do Futuro” aborda temas como economia compartilhada e arquitetura interativa, e sobre como a tecnologia estará presente no dia a dia urbano.

giz-gafisa-a-cidade-do-futuro-21

A série de cinco episódios criada pela incorporadora e construtora tem o objetivo de fomentar a reflexão sobre os rumos do ambiente urbano por meio de uma perspectiva otimista de pessoas que fazem acreditar que o futuro pode ser melhor. No último episódio, já em exibição no pré-show de salas dos cinemas de São Paulo e do Rio de Janeiro, o arquiteto e designer Guto Requena visita o FabLab Livre SP, onde conversa com Ruairi Glynn, Diretor do Laboratório de Arquitetura Interativa da Bartlett School of Architecture em Londres, e entrevista Luli Hadfaher, professor-doutor de Comunicação Digital da ECA-USP.

giz-gafisa-a-cidade-do-futuro-23

Os episódios anteriores (“Arte Pública”, “Balada Urbana”, “Ocupação Carioca” e “Cidade Aberta”) apresentaram temas como arte pública e sua importância na reapropriação da cidade pelas pessoas; festas e ocupações de música eletrônica em áreas públicas e como a economia da noite e suas diversas baladas urbanas que surgiram nos últimos anos são protagonistas fundamentais no processo de requalificação das cidades e áreas degradadas; o processo de transformação urbana e arquitetônica no Rio de Janeiro e os impactos no dia a dia da população, impulsionados pelas Olimpíadas 2016 e novos edifícios contemporâneos assinados por arquitetos estrelados, como o Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio e Casa da Música; e as vias paulistanas recentemente abertas para pedestres e fechadas para carros que estimulam eventos, shows, piqueniques e o convívio democrático na rua.

giz-gafisa-a-cidade-do-futuro-17

Esta temporada é uma sequência de “Design Hoje!”, primeira missérie da Gafisa.

Gafisa
gafisa.com.br

Guto Requena Estúdio
gutorequena.com.br