A praça é nossa: Kruchin Arquitetura assina projeto com planetário e centro de pesquisa, em São Paulo

A Praça Pamplona do escritório Kruchin Arquitetura é um projeto que costura um diálogo interessante entre público e privado na capital paulistana

  • Por:Ana Paula de Assis
  • Fotos:Daniel Ducci
  • 16 março 2017

GIZ-PAMPLONA-01

O projeto de Samuel Kruchin reúne quatro espaços inovadores que aliam tecnologia e conhecimento, mesclando áreas públicas e privadas no bairro da Bela Vista em São Paulo. O complexo será uma intersecção entre a arquitetura e  a cidade em corpo único que agrega praças e edificações de trabalho, lazer e cultura. Localizado em uma área de 36 mil metros quadrados, o empreendimento da incorporadora Brookfield terá uma torre comercial, um teatro digital (planetário) e um centro de pesquisa do Instituto de Física Teórica, além de um charmoso casarão e bosque associado à uma refrescante área verde.

GIZ-PAMPLONA-02

O Centro de Pesquisas será a sede do Instituto de Física Teórica (IFT) com auditório, salas de aula e estudo.  O teatro digital que remete a um planetário possui formas inovadoras e materiais de altíssima tecnologia. Projetado como membrana que remete às conchas, a um berçário de estrelas, conta com uma cúpula hemisférica para projeções 360 graus e será  configurado como um espaço multiuso para exposições, eventos diversos e palestras.

GIZ-PAMPLONA-03

“A concepção geral do projeto foi um grande desafio: estudamos edifícios de usos diferentes num mesmo terreno e encontramos uma linguagem comum a eles, além de mantermos neste mesmo local um bem tombado. O conceito do projeto buscou uma arquitetura de linguagem contemporânea aliada à preservação da memória da cidade”, afirma Aline Stievano, arquiteta do escritório à frente do projeto.

GIZ-PAMPLONA-04

O edifício comercial, com 22 pavimentos e 364 salas é ao mesmo tempo ponto focal e pano de fundo do conjunto e agente principal de integração entre a praça e os elementos que compõem o projeto.

GIZ-PAMPLONA-05

O projeto de Samuel Kruchin reúne quatro espaços inovadores que aliam tecnologia e conhecimento, mesclando áreas públicas e privadas. O complexo será uma intersecção entre arquitetura e cidade em corpo único que agrega praças e edificações de trabalho, lazer e cultura.

KRUCHIN  Arquitetura 
Rua Capote Valente, 830, São Paulo, (11)  3085 9090.
kruchinarquitetura.arq.br

 

 

 

 

Conteúdos Relacionados