Idom assina projeto para parque público em São José dos Campos

Entre subidas e decidas, Parque Alberto Simões se volta para as atividades de aventura

  • Por:Odhara Caroline
  • Fotos:Maíra Acayaba
  • 12 dezembro 2016
giz-parquesjc-idom-6

O parque voltado às atividades de aventura

Em São José dos Campos, interior de São Paulo, foi inaugurado o Parque Alberto Simões, assinado pela Idom no Brasil. O terreno acidentado do Vale do Paraíba, em São Paulo, moldou o projeto do escritório, que aproveitou a topografia do local para propor um parque voltado às atividades de aventura — o espaço já era utilizado informalmente pelos praticantes de BMX ou bicicross da cidade.

giz-parquesjc-idom-12

Do parque, é possível deslumbrar São José dos Campos sobre o rio Paraíba

O trabalho contou com coordenação geral do arquiteto Pedro Pais Lira e direção de projeto do arquiteto Eugénio Teixeira. O terreno tem um grande volume de pinheiros e sedia a casa de uma antiga fazenda em seu ponto mais alto. Sua difícil topografia proporciona uma ampla vista da cidade, sendo possível deslumbrar São José dos Campos sobre o rio Paraíba.

giz-parquesjc-idom-7

O terreno acidentado do Vale do Paraíba, em São Paulo, moldou o projeto do escritório

O conceito que orientou o projeto foi o de um circuito que une os distintos usos e espaços em diferentes cotas, como se os elementos construtivos atuassem como uma “massa moldável” que vai se adaptando ao terreno, à paisagem existente e aos programas. No local, há espaço para atividades de de tirolesa, arvorismo, escalada, skate e BMX, conectados por este circuito de caminhos e passarelas.

giz-parquesjc-idom-16

No local, há espaço para atividades de de tirolesa, arvorismo, escalada, skate e BMX

Dois acessos conectam o parque à cidade e aos demais usos e também à sede da antiga fazenda no alto do terreno, que futuramente abrigará um centro cultural.

Idom
idom.com

Parque Alberto Simões
Av. Pico das Agulhas Negras, 112, Jardim Altos de Santana, São José dos Campos, SP