“O edifício da FAU-USP de Vilanova Artigas” é relançado na Escola da Cidade

Publicação organizada por Antonio Carlos Barossi agrupa informações e abordagens já conhecidas para propiciar uma visão de conjunto da obra do modernista brasileiro

  • 8 junho 2017

A Editora da Cidade promove amanhã, 09, um novo lançamento da obra “O edifício da FAU-USP de Vilanova Artigas”, organizada pelo arquiteto Antonio Carlos Barossi. Originalmente difundida no edifício da faculdade assinado pelo modernista brasileiro, a publicação agora volta à luz na própria Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em uma ocasião quando estará presente o arquiteto Antonio Carlos Barossi, que ministrará a aula aberta “A FAU e o Livro: Arquiteturas”.

giz-artigas-fau

O título, uma realização da Editora da Cidade, contou com patrocínio do CAU/SP juntamente ao livro “Masp, estrutura, proporção, forma”, lançado em 2015, que investiga a icônica obra da arquiteta Lina Bo Bardi. O edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, na Cidade Universitária (1969), e o Museu de Arte de São Paulo (1968) são as duas obras escolhidas como assunto dos primeiros volumes da série “Obras Fundamentais”, que visa publicar pesquisas sobre edificações específicas de relevância na história arquitetônica brasileira.

“O edifício da FAU, além da qualidade arquitetônica em si, é expressão e síntese do legado do arquiteto, militante progressista e professor Artigas, que influencia até hoje gerações de estudantes e profissionais pelo conjunto da arquitetura que produziu, pelas conquistas e pelas lições de sua ação política e social e pela referência como professor e pensador”, comenta Barossi.

giz-artigas-fau-2

Para este segundo livro, a Editora da Cidade convidou o arquiteto e professor Antonio Carlos Barossi, estudioso do edifício em questão, que trabalhou intensamente para esta publicação e agregou diversos autores especializados, além de organizar a produção dos desenhos sob a coordenação do arquiteto Guilherme Pianca Moreno e com participação de estudantes da Escola da Cidade e da FAU-USP. O apoio do pesquisador Felipe de Araújo Contier, que concluiu recentemente doutorado sobre o assunto, também contribuiu tanto com seus textos, quanto na revisão técnica, na configuração geral do livro e nas conversas ao longo do processo.

Na publicação contribuem 21 autores de diferentes áreas, gerações e visões de mundo, compondo um quadro de múltiplos pontos de vista. A leitura procura agrupar informações e abordagens já conhecidas para propiciar uma visão de conjunto da obra aos que já a conhecem e também apresentá-la de forma genérica e abrangente para aqueles que desejam conhecê-la, em particular estudantes que estão se aprofundando ou ingressando no universo da arquitetura como área do conhecimento. Inclui redesenhos que resgatam, com fidelidade, a obra como inaugurada, abordando gráfica e descritivamente seus componentes construtivos — das fundações ao mobiliário, passando pela estrutura, vedos, vãos, paisagismo, instalações e outros.

giz-artigas-fau-3

Serviço: Relançamento do livro “O edifício da FAU-USP de Vilanova Artigas”,
(org.) Antonio Carlos Barossi. São Paulo: Editora da Cidade, 2016.
[Série Obras Fundamentais, v. 2].
Data: Sexta-feira, 09 de junho de 2017
Horário: das 19h30 às 20h30
Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65, São Paulo
escoladacidade.edu.br