Lanterna verde: projeto feito por imigrante busca amenizar a seca na Califórnia, EUA

Ring Garden, projeto finalista do Land Art Generator Initiative une dessalinização da água do mar e plantação hidropônica para construir um futuro melhor

GIZ-RING-GARDEN-FOTO-DIVULGACAO-02

O anel foi projetado de modo que todo dia 22 de abril (Dia da Terra) o sol será “contido” em seu núcleo

Nos últimos dois anos, a Califórnia vem sofrendo com a pior seca da sua história: e, mesmo assim, 80% do já escasso volume de água continua sendo direcionado à pecuária + agricultura. Nesse contexto, é crucial que o estado invista em projetos de novas tecnologias que pretendem reduzir os problemas já enfrentados na região. O “Ring Garden”, projetado pelo romeno Alexandru Predonu, é uma solução elegante para o problema. O poderoso anel usa energia solar para alimentar uma roda de dessalinização e uma fazenda que não só produz água potável para toda cidade de Santa Mônica, mas também cultiva uma cultura de alimentos – incluindo algas.

Finalista do “Land Art Generator Initiative”, concurso bi-anual específico para projetos desse porte, o Ring Garden produziria aproximadamente 16 milhões de galões de água limpa, 18.000 quilos de alimentos e 5.000 quilos de biomassa para alimentação animal.

GIZ-RING-GARDEN-FOTO-DIVULGACAO-03

Desenho representativo do funcionamento do “anel”, desde a entrada da água até a coleta da água potável

“A água do mar entra na usina de dessalinização através de telas especiais que protegem peixes e animais selvagens locais. Os painéis solares alimentam uma bomba de alta pressão para pressurizar a água do mar acima da pressão e através de uma membrana, que resulta na água potável.”

GIZ-RING-GARDEN-FOTO-DIVULGACAO-01

O “Ring Garden” foi projetado para provar que cultivo de alimentos e tratamento de água não exigem grandes obras que atrapalham o meio ambiente – exigem apenas grandes ideias

A água potável resultante do processo é então dividida – 60% vai para irrigação das plantas em rotação e 30% é enviada para abastecer a cidade –, a água salina que resulta não pode mais ser devolvida ao mar, então vai para a alimentação da biomassa.

GIZ-RING-GARDEN-FOTO-DIVULGACAO-04

Se implementado, o “Ring Garden” foi projetado para ficar instalado na cidade de Santa Mônica

Se construído, o Ring Garden não vai “apenas” distribuir água e alimento para a população, vai servir como centro de aprendizado para as crianças da região que poderão acessar a obra de barco para poder aprender mais sobre sustentabilidade e deixar sua muda como contribuição.

Conteúdos Relacionados