Revista Giz

04 Ago 2017 - Out 2017

#4 | Diáspora das Cores

Há algo no ar: Warka Tower, criada por Arturo Vittori em vilarejo da Etiópia, une as especificações de um design sustentável no projeto que gera água potável para comunidades rurais em locais de difícil acesso

O arquiteto e designer italiano materializa sua engenhoca científica desenvolvida com materiais simples e técnicas construtivas idem, feita unicamente para capturar a umidade do ar e gerar água potável em comunidades que habitam destinos remotos

  • 30 outubro 2017

giz-warka-tower-italiano-arturo-vittori-dorze-4

São incontáveis as formas por meio das quais o design pode conduzir os fluxos da vida cotidiana. A Warka Tower, criada pelo arquiteto e designer italiano Arturo Vittori no vilarejo de Dorze, na Etiópia, África, une todas as especificações de um design sustentável no projeto que gera água potável para comunidades rurais em locais de difícil acesso. A torre, com 12 metros de altura, é montada a partir do encaixe entre bambus e sem o uso de máquinas ou eletricidade.

giz-warka-tower-italiano-arturo-vittori-dorze-2

Em média, o projeto total custa mil dólares e pode ser instalado em menos de uma hora por ser composto de cinco módulos facilmente reestruturados para se acomodar a diversas situações de terreno. A ideia é que, no futuro, os próprios moradores sejam treinados para poder montar o aparato que foi batizado com o nome da árvore Warka, natural da região.

giz-warka-tower-italiano-arturo-vittori-dorze-3Na parte de dentro da instalação, um tecido de poliéster captura a água proveniente da umidade do ar, da chuva e do orvalho, que então é depositada em um recipiente, podendo gerar até 100 litros/dia. Um segundo tecido previne que a água evapore. De acordo com um estudo encomendado pela Warka Water, organização não governamental criada por Vittori, apenas 34% da população da Etiópia têm acesso à água limpa. O arquiteto trabalha nesse projeto desde 2012, e a instalação para testes se deu em 2015. Outras torres estão sendo montadas em diversas partes do mundo, como na Colômbia, Índia e Haiti.

giz-warka-tower-italiano-arturo-vittori-dorze-1

arturovittori.com | warkawater.org