Dolce far niente à beira do Lago di Como: o hotel assinado por Patricia Urquiola

Hotel Il Sereno, assinado pela arquiteta e designer espanhola Patricia Urquiola, é aposta certa para quem quer combinar conforto e design no idílico Lago di Como, na Itália

  • Por:Ana Paula de Assis
  • Fotos:Patricia Parinejad
  • 30 novembro 2016
giz-hotel-il-sereno-patricia-urquiola-lago-di-como-foto-patricia-parinejad-028

Vistas das suítes debruçadas para o idílico Lago di Como, Itália

Considerado o 3º maior da Itália, o Lago Di Como, localizado no Norte do país, na região da Lombardia, é um clássico destino italiano cheio de charme que encanta pela beleza natural. Se você estiver com esse roteiro no radar, a dica da vez são os encantos do hotel Il Sereno – do grupo Sereno Hotel – que é ótima pedida para quem deseja aliar conforto com uma experiência estética proposta pela prestigiada designer e arquiteta espanhola Patricia Urquiola. Com 30 amplas suítes, de 65 a 200 m², que acompanham terraços voltados à contemplação do entorno.

giz-hotel-il-sereno-patricia-urquiola-lago-di-como-foto-patricia-parinejad-029

Para contemplar a vista, a varanda recebeu poltronas Tropicalia by Patricia Urquiola

A gastronomia do hotel é assinada pelo restauranteur milanês e chef estrelado do guia Michelin, Andrea Berton, que concebeu um menu todo inspirado na região para o Ristorante Berton Al Lago. Para o projeto, Patricia Urquiola aceitou o desafio de contrastar o padrão clássico das construções locais, porém, mantendo o senso de localização de Como. O lobby ganhou uma escada de madeira de nogueira, com degraus revestidos de bronze que parecem flutuar na estrutura, que é um dos pontos centrais e rouba completamente a cena na propriedade.

giz-hotel-il-sereno-patricia-urquiola-lago-di-como-restaurante-berton-al-lago-foto-patricia-parinejad-010

Um dos pratos do menu do restaurante Berton Al Lago, comandado por Andrea Berton, chef estrelado pelo guia Michelin

As paredes de mármore remetem aos desenhos dos terraços venezianos. Urquiola ainda teve o cuidado de resgatar preciosidades locais como o artesanato de seda – famoso na região por séculos. Os lenços (ou foulards) do uniforme do staff do hotel foram desenhados por ela. A arquiteta também criou outras estampas que estão à venda para os hóspedes. Os interiores receberam criações como luminárias, mobiliário, revestimentos que convidam o hóspede à desfrutar de um lifestyle contemporâneo mas sem perder a identidade clássica do grupo hoteleiro.

giz-hotel-il-sereno-patricia-urquiola-lago-di-como-foto-patricia-parinejad-025

A piscina possui 18 metros e borda infinita que mimetiza com as águas do lago

A piscina de borda infinita de 18 metros, debruçada estrategicamente para o lago que parece ser extensão do mesmo, é cercada por solário e bar. Ainda completam o conjunto a praia privativa e o deque para a ancoragem de embarcações.

giz-hotel-il-sereno-patricia-urquiola-lago-di-como-barcos-riva-foto-patricia-parinejad-015

O hotel deixa a disposição dos hóspedes três embarcações tradicionais Riva para passeios no entorno do lago

Para explorar as cercanias do lago, o hotel Il Sereno dispõe de três barcos tradicionais, o Cantiere Ernesto Riva, customizados e fabricados desde 1771 pela família de mesmo sobrenome na cidade vizinha Laglio. Ah os interiores dos barcos também são de autoria de Patricia Urquiola. Sem dúvidas, o relaxamento está mais que garantido.

Il Sereno Hotel
Il Sereno Hotel, Via Torrazza 10, 22020 Torno CO, Itália, (39) 031 547 7800. ilsereno.com

Conteúdos Relacionados