Hotel Byblos: arquitetura, design, luxo e pés descalços em St. Tropez

Equipe GIZ se hospeda no mítico Byblos, um dos destinos hoteleiros mais procurados de St. Tropez e que tem restaurante estrelado com projeto de Antonio Citterio

  • 17 outubro 2016
giz-viagem-hotel-byblos-saint-tropez-vista-02

Os blocos das suítes no Hôtel Byblos: arquitetura descomplicada, simples e tipicamente mediterrânea

Diz que em idos dos anos 1960, em Byblos, na região mais ao norte de Beirute, dois homens tiveram a conversa que mudaria, nas décadas a seguir, a paisagem hoteleira de St. Tropez – balneário ao sul da França que é destino-desejo de quem ama botar os pezinhos na areia e refrescar a cuca. Um deles, Jean-Prosper Gay-Para, então mesmerizado pela atriz francesa Brigitte Bardot, decidiu que iria construir para ela “um palácio digno de As Mil e Uma Noites, que fosse único de uma ponta a outra do Mediterrâneo”.

Cinco anos mais tarde, em 1965, a construção de proporções míticas (e intenções escusas) teve início. A obra foi concluída em 1967, quando St. Tropez parou – literalmente – para ver o Byblos se despir aos olhares públicos: ao todo, foram três dias ininterruptos de festanças, mais de 700 convidados ilustres (entres chefes de estado, escritores e artistas) e uma madrinha não-planejada: a atriz francesa Mireille Darc (porque Brigitte estava em sua lua-de-mel com o milionário alemão Gunter Sachs e preferiu evitar constrangimentos). Meses depois, quando o nightclub Les Caves du Roy se instalou no subsolo do Hotel Byblos, Brigitte deu as caras. Surgiu, sorriu e sumiu.

A brincadeira ficou sem graça para Jean-Prosper Gay-Para, que ficou chupando o dedo e decidiu vender tudo para Sylvain Floirat. Em mãos francesas, o Byblos foi catapultado ao patamar de destino deluxe e objeto do desejo coletivo internacional. A fama do hotel se estabeleceu de uma vez por todas em 1971, quando o Rolling Stone Mick Jagger e a top model Bianca Perez escolheram o hotel para sua honeymoon – hoje, uma das salas do SPA Sisley segue preservada tal e qual sua versão original onde, dizem, rolaram algumas das impronunciáveis festinhas do casal.

giz-viagem-hotel-byblos-saint-tropez-foto-historica-mick-jagger-foto-claude-dronsart-03

O Rolling Stone Mick Jagger posa na varanda da suíte presidencial do Byblos, em St. Tropez, 1971

Bianca e Mick ficaram na suíte presidencial – mais de 180 m2 com vista para a piscina emblemática, escoltada pelo trabalho artístico de Roger Capron (1922-2006), um dos pupilos/amigos de Pablo Picasso e cujas obras pipocam pelos corredores do Byblos. Também no campo de visão da “suíte Satisfaction” (rsrsrs) está o restaurante/bar B – café da manhã debaixo dos limoeiros, almoço à beira da piscina, petisco com vista para o mar ou drinks no bar? Você comanda.

Quem quiser dar um rolê, a poucos metros de distância (caminhando) do cinco estrelas (o Byblos é o único hotel ao sul da França na categoria “palácio”) fica a praça central de St. Tropez e todas as principais ruas de comércio: tire uma tarde livre para sua shoppingterapia e vá afogar as mágoas na Damonte & Lacarrieu – loja bacanuda com peças de design garimpadas, de velas e vasos Fornasetti até acessórios Tom Dixon e que tais. Mas, se sua ideia é desconectar para conectar, reserve tempo para curtir o Le Club 55 (a poucos minutos de carro do Byblos), um dos mais bacanas da região, pé na areia total e com vista para o mar.

 

DEVORANDO ESTRELAS

Parte integral e inevitável da experiência no Hotel Byblos, o restaurante Rivea tem caçarolas sob comando do estrelado chef francês Alain Ducasse e arquitetura assinada pelo italiano Antonio Citterio – destaque para as luminárias tétricas com vidros canelados que o mestre criou sob medida para o Byblos. Quer mais um destaque? O set de pendentes Lacrime del Pescatore, do gênio Ingo Maurer. Destaque também são os quitutes, trufas e invencionices de Ducasse à mesa. Hummm!

giz-viagem-hotel-byblos-saint-tropez-restaurante-rivea-014

A irresistível Omelette Norvegienne do restaurante Rivea by Alain Ducasse: só no Byblos St. Tropez 😉

Hotel Byblos Saint-Tropez
20 Avenue Paul Signac, 83990, França, T +33(0)4 945 668 00, www.byblos.com/en