Outros sabores da Mantiqueira…

O hotel Serra da Estrela é uma hospedagem clássica e hiper famosa, em Campos do Jordão, que oferece um saboroso festival de gastronomia vegana que contraria a máxima de que nem só de alface vive o homem

  • 24 novembro 2016

A pouco mais de 2h de Sampa, Campos do Jordão tem àquele charme de clima europeu com o aconchego que todo brasileiro sabe transmitir. A paisagem da Serra da Mantiqueira é estonteante para coroar tanta generosidade da mãe-natureza, ainda é possível admirar o mais belo pôr-do-sol antes do entardecer. Depois é muita – mas muita neblina mesmo. Daquelas que cobrem toda a estrada e te faz se sentir parte de um filme de terror.

Quando a estrada acaba você se depara com um portal monumental que remete à Europa medieval, mesmo há poucos quilômetros de Sampa. E quando o coração começa a bater mais forte você está no charmoso bairro do Capivari. Por lá pode-se curtir o clima de montanha com uma degustação de cervejas artesanais de boa cepa ou quem sabe um bom fondue escoltado por um vinho?

giz-campos-do-jordao-serra-da-estrela-foto-09

A fachada do Hotel Serra da Estrela remete à arquitetura alemã enxaimel

E aos pés dos calçadões onde ocorrem a badalação, noite e dia, está o Hotel Serra da Estrela – a casca remete à uma mansão luxuosa de séculos atrás com interiores aconchegante por dentro.

Ao adentrar a recepção você é recebido por um staff extremamente atencioso – que logo se torna amigo e no final você quer levá-los para casa (rs).

giz-campos-do-jordao-serra-da-estrela-foto-05

Alguns dos mimos como massagem (feita com mãos de fada) estão entre os serviços oferecidos pelo hotel Serra da Estrela, em Campos do Jordão

O hotel oferece mimos para que o hóspede tenha uma estadia confortável e prazerosa. Vale experimentar uma massagem ( feita com mãos de fada)  e  enquanto você relaxa é possível bebericar um suco natural na sauna ou na hidromassagem aquecida.

giz-campos-do-jordao-serra-da-estrela-foto-10

Bebericar um suco natural na sauna ou na hidromassagem aquecida também é possível no Serra da Estrela

O hotel dispõem de estrutura completa como piscina, sauna, lavanderia, garagem, elevador, copa da mamãe, sala do bebê, sala de jogos e equipe de recreação. Também há uma sala de carteado e bar com carta de drinques caprichada, para quem prefira fazer as suas apostas ou beber algo.  Seja qual for sua pedida, o hotel pode te oferecer de tudo um pouco.

giz-campos-do-jordao-serra-da-estrela-foto-04

A sala de estar com poltrona Egg, em frente a uma lareira maravilhosa, é pit stop certo para colocar a leitura em dia

Como sou bem espertinho, preferi me acomodar na poltrona Egg, da sala de estar, em frente a uma lareira maravilhosa e colocar a minha leitura em dia. Outro ambiente convidativo e que merece uma paradinha durante à tarde é a cafeteria.   Provar um café espresso sentado em uma boa e confortável poltrona Charles Eames não tem preço.

O melhor dos mundos ainda estava por vir para o amantes da filosofia vegana – da qual faço parte e recomendo.

giz-campos-do-jordao-serra-da-estrela-foto-16

As refeições deliciosas e 100% veganas, que fogem do lugar comum, roubam a cena no almoço do hotel Serra da Estrela

Todas as refeições são 100% veganas. Se engana quem pensa que é só soja e tofu a base  da alimentação do hotel. No café da manhã, rouba a cena a mesa de pães frescos e orgânicos como o de beterraba e o saboroso queijo de castanha. Para o almoço feijoada entre outros pratos, sem contar as sobremesas e as pizzas e caldos deliciosos no jantar. Tudo para comer de joelhos e agradecendo por não precisar ficar só na saladinha básica.

Segredinho do maître…

giz-campos-do-jordao-serra-da-estrela-foto-01

O Bobó de abóbora com cogumelos é uma das delícias do caprichado cardápio vegano

O maître me garantiu que todos os não veganos que  vão conhecer o espaço se apaixonam pelo cardápio e nem acreditam  que a proteína animal não faça parte do menu.  Para os marinheiros de primeira viagem, minha dica é procurar o desafio vegano, onde o hotel convida um chef para produzir pratos veganos com ingredientes naturais e orgânicos e que agradem todos os paladares.

 

Dica para os viajantes:

Se você tiver um tempinho extra, vale a pena visitar Santo Antônio do Pinhal – point para casais LGBT que procuram sossego e aventuras na cidadela – a 20 minutinhos de Campos.  Cheia de encantos como toda boa cidade do interior, Santo Antônio do Pinhal, conta com mirantes e belezas naturais para serem desbravadas. A pausa para o almoço está garantida no restô Donna Pinha, com dois ambientes, o interior do restaurante é apinhado de flores alegria e uma jabuticabeira frondosa e linda bem ao centro que rouba a cena no esoaço.  Do lado de fora,  um convidativo redário à beira do rio, é uma pedida perfeita para uma siesta após o banquete.

giz-campos-do-jordao-donna-pinha-05

Flores e jabuticabeira enorme roubam a cena no Donna Pinha, restô de Santo Antônio do Pinhal, cidade vizinha de Campos do Jordão

A chef Anouk, é uma atração à parte, cheia de simpatia ela faz questão de receber todos os clientes no salão e comanda as caçarolas onde se dedica exclusivamente a cada receita.

giz-campos-do-jordao-donna-pinha-02

Flor de alcachofra ao vinagrete de framboesa é uma das sensações do cardápio do Donna Pinha, comandado pela chef Anouk

O ponto alto do Donna Pinha são os seus festivais de gastronomia realizados durante o ano. Vale experimentar como pratos principais a flor de alcachofra ao vinagrete de framboesa, o fettuccine com mix de cogumelos no azeite e na flor de alcachofra, risoto de mirtilo ou ainda papear com a querida Anouk,  que certamente, além de boas risadas vai  te recomendar o melhor para você saborear.

 

Hotel Serra da Estrela
R. Mário Otoni Rezende, 160, Campos do Jordão, T (12) 3669 8000. hotelserradaestrela.com.br

Restaurante Donna Pinha
Av. Antônio Joaquim de Oliveira, 647, Santo Antônio do Pinhal, SP, T (12) 3666 2669. donnapinha.com.br